Continental vai ser palco de simulacro de incêndio envolvendo mais de 200 operacionais

A Continental Mabor é o local escolhido pela Comissão Municipal de Famalicão e a Comissão Distrital de Braga da Proteção Civil para testar a capacidade de resposta numa situação de incêndio industrial com formação de uma nuvem de fumo tóxico. O simulacro terá lugar no próximo dia 29 de outubro, entre as 09h27 e as 13h30. 

O “SEVEX 2022”, como é denominado este exercício à escala real de âmbito distrital, vai exigir a mobilização de meios e recursos envolvidos nas ações de resposta ao cenário simulado. No total vai envolver mais de 200 operacionais de mais de meia centena de entidades, como corporações de bombeiros, INEM, PSP, GNR, Polícia Municipal, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entre outras.

O simulacro, que esta quinta-feira foi apresentado às entidades envolvidas num encontro que contou com a presença do vereador da Proteção Civil da autarquia, Ricardo Mendes, pretende ser um teste à operacionalidade do Plano de Emergência Externo da Continental Mabor, do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Vila Nova de Famalicão e do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil.

O cenário do “SEVEX 2022” foi construído a partir de um eventual incêndio no armazém de produtos químicos que teve início na sequência de uma operação de soldadura durante uma atividade programada de manutenção. A combustão provoca a libertação de gases tóxicos para a atmosfera, formando uma nuvem de monóxido de carbono na direção do vento.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!