Eduardo Oliveira reivindica investimentos nas estruturas de segurança

"O ministro da Administração Interna informou que o Governo está a estudar uma solução definitiva para a GNR de Riba de Ave. Sobre as obras na esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão, a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, informou que o processo se encontra na fase de adjudicação do concurso de elaboração do projeto de execução". Este é o balanço significativo que o deputado do PS na Assembleia da república, Eduardo Oliveira, faz da interpelação que fez ao ministro da Administração Interna esta quarta-feira, no debate de especialidade do Orçamento de Estado para 2023.

O famalicense questionou o governante, José Luís Carneiro, sobre a necessidade de investimentos na qualificação das instalações da esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Vila Nova de Famalicão e dos postos territoriais da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Nova de Famalicão e de Riba de Ave.

Alegou que “Famalicão é um dos concelhos mais habitados do País e um dos que mais contribuem para a riqueza nacional, liderando as exportações nacionais a norte de Lisboa", realidade que contrasta com a situação infraestrutural das forças de segurança, onde "há três intervenções cuja concretização se revela urgente”. Acerca da esquadra da PSP de Vila Nova de Famalicão Eduardo Oliveira sublinhou que “não oferece condições de trabalho aos agentes policiais, nem condições de atendimento à população”. E quanto à GNR de Riba de Ave, disse que “está há vários anos num edifício habitacional, a título provisório, sem condições para os agentes de segurança prestarem um bom serviço”, razão pela qual “precisa de ser instalada num espaço próprio”. Por outro lado, continuou, “a GNR de Vila Nova de Famalicão também está mal instalada, numa antiga cadeia do Estado Novo, um edifício que precisa de obras urgentes de modernização”.

Apelando à Lei de Programação das Infraestruturas e Equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança para o período 2022-2026, o socialista perguntou ao ministro "o que é que o concelho de Vila Nova de Famalicão pode esperar em termos de investimentos do Governo até 2026?”, tendo obtido apenas de concreto a adjudicação da segunda fase da reabilitação da esquadra da PSP.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!