Deputado do PSD censura "silêncio" do Governo quanto à construção de novo nó da A7

O deputado famalicense do PSD, Jorge Paulo Oliveira, retomou o dossier da construção de um novo nó na A7 na zona das freguesias de Fradelos e Balasar, na audição do ministro das Infraestruturas e Habitação, ocorrida esta segunda-feira na Assembleia da República, trazendo à agenda um assunto que já havia proposto para 2022.

O social-democrata lembrou que o estudo preliminar de viabilidade estava concluído, os autarcas, empresas, Igreja e populações estavam de acordo quanto à sua localização, a concessionária da via assume o custo das obras e as autarquias comprometem-se a suportar o arranjo das vias de acesso. “Falta apenas a decisão do Governo quanto ao pedido de prolongamento da concessão”, concluiu o deputado famalicense. Trouxe ao debate a informação prestada pelo próprio Ministro da Habitação e Infraestruturas que, em junho de 2021, condicionou a decisão do Governo à conclusão da análise preliminar de viabilidade técnica, e económico-financeira, dos custos de construção, operação e manutenção versus receitas da nova portagem, em elaboração por parte do Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

“Quase um ano e meio depois, cabe perguntar ao Senhor Ministro, quanto mais tempo precisa o IMT para concluir as ditas análises ou o Governo para decidir sobre as mesmas, caso estas já estejam concluídas?” questionou Jorge Paulo Oliveira. "O ministro Pedro Nuno Santos, não respondeu", adianta.

Questionado igualmente pelo deputado social-democrata, sobre o Projeto de Reabilitação da ER 206, que liga Vila Nova de Famalicão a Guimarães, o ministro da Habitação e das Infraestruturas, informou que está tudo pronto, que continuará a bater-se pela construção desta obra, mas falta obter uma autorização para que a Infraestruturas de Portugal (IP) possa proceder ao lançamento do respetivo concurso de empreitada.

Recorde-se que o projeto de execução está concluído desde junho de 2021 e nele se prevê, prevê a “criação de 3 rotundas, reformulação de intersecções existentes, intervenções ao nível do pavimento, sistema de drenagem, equipamentos de sinalização e segurança, reabilitação e adequação do sistema de semaforização, criação de passeios e travessias para peões.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!