CHMA e Município aliam-se na campanha “Amor com Amor se paga”

"Amor com amor se paga". Este é o mote da campanha de sensibilização contra os maus tratos a profissionais de saúde, desenvolvida pelo Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

A apresentação da campanha aconteceu ontem ao final da tarde no Hospital de S. João de Deus, em Vila Nova de Famalicão, e envolve um conjunto de imagens e frases com mensagens positivas para o público, apelando a uma relação harmoniosa entre os profissionais de saúde e os utentes.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, lembra que este ano, até ao final de outubro, foram reportados mais de 1300 casos de violência contra profissionais de saúde na plataforma ‘Notifica’ da Direção Geral de Saúde (DGS). O valor corresponde a um aumento superior a 40 % relativamente a todo o ano 2021, em que foram registados cerca de 961 episódios de violência.

“Não existe qualquer possibilidade de uma relação humana construtiva e saudável sem o respeito interpessoal” salienta o edil. “Esta verdade absoluta é também válida para o contexto de uma relação profissional. Só quem respeita cria condições para ser respeitado” acrescenta. 

António Barbosa, Presidente do Conselho de Administração do CHMA, referiu que é “uma campanha necessária e oportuna” para “a defesa dos profissionais de saúde que se relacionam com os cidadãos, numa situação de desespero”, o que os leva, por vezes, a uma “intolerância e incompreensão” que resulta em episódios de violência verbal e física.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!