AUTARCAS DISCUTEM, EM FAMALICÃO, SOLUÇÕES PARA CIDADES INTELIGENTES

Cruzar as necessidades das cidades para um futuro “inteligente” com as soluções inovadoras que empresas, organizações, universidades e centros de I&D estão a desenvolver é o objetivo do Fórum “Pensar as Cidades”, que decorre a 16 de junho, no auditório da CESPU.

Com participação gratuita, mas sujeita a inscrição (link), este evento é organizado pela IOTech, com o apoio o CeNTI e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e vai reunir autarquias e stakeholders que operam na área das cidades inteligentes e sustentáveis.

 “Se por um lado temos as autarquias que, diariamente, respondem aos desafios e tentam virar as cidades para o futuro, tornando-as, gradualmente, mais sustent
áveis, conectadas, otimizadas e eficientes, por outro, temos diversas entidades que, ao longo dos últimos anos, têm desenvolvido soluções inovadoras, promissoras e acessíveis a todos. Ora, este evento visa a comunicação entre as duas partes, promovendo a troca de experiências”, revela Filipe Portela, CEO da IOTech.

 O evento terá início às 09h00 e conta com duas palestras e duas mesas-redondas. A primeira mesa-redonda, às 11h00, é subordinada ao tema “Pensar a Cidade em 2030” e contará com a presença de autarcas de cinco câmaras municipais, entre elas Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, que vão discutir sobre como facilitar a criação de uma cidade inteligente e sustentável, cumprindo as diretrizes europeias.

Já a segunda mesa-redonda, às 15h00, sob o epíteto “Soluções para as Cidades do Futuro”, colocará empresas, universidades e centros de investigação, como o ALTICE Labs, CeNTI, Centro ALGORITMI (Universidade do Minho), Grupo ACA e IOTech, a abordar as tecnologias e sistemas emergentes que vão desempenhar um papel crucial para o futuro das cidades. 

A IOTech pretende descobrir novas formas de criar um mundo interativo, digital e inclusivo, que contribua para a prevenção dos problemas da sociedade, mitigação dos problemas da indústria e empresas e para quebrar as barreiras do tempo e do espaço.

As áreas de atuação vão desde a inovação e investigação de soluções próprias à consultoria para a área da transição digital e análise de dados.

Os serviços abrangem diversas áreas como Transição Digital, Análise de dados, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT) - comunicação de sistemas, integração, interoperabilidade e Web Dev – e Gamificação.

Recentemente, a IOTech criou o ioCity (NORTE-01-0247-FEDER-045397), que vai ser oficialmente apresentado no evento, às 14h00. Trata-se de uma aplicação web/mobile inteligente, capaz de integrar e interagir com os sistemas existentes, prever a ocupação dos transportes e parques de estacionamento e sugerir o meio de transporte/rota mais adequado.


 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!