E.B. Conde de Arnoso, ESCOLA SEM MUROS e ESCOLA COM MURAIS

A Escola Básica Conde de Arnoso acolheu muitos e ilustres convidados que puderam viver momentos únicos neste espaço vivo e aberto à sociedade. Entre esses momentos, destaca-se a inauguração do mural “Crianças Cáritas”, no âmbito do Projeto Interculturalidade dos 9.ºs I, J e L, integrado no Projeto Cultural de Escola, em articulação com o programa Educativo e Cultural “De Famalicão para o Mundo”, o apoio do Município de Famalicão, da Argatintas e com direção artística da A Casa Ao Lado.

 A arte(s) leva(m) à descoberta de imensas possibilidades em nós, nos outros e no mundo… Nesta escola sem muros, este mural e os criados no âmbito do Projeto “Muros com Vida”/Eco-Escolas são os pioneiros de uma escola com murais. Esta arte de parede/ arte de rua/arte urbana tem poder transformador e é uma ferramenta maravilhosa de aprendizagem.

Este mural enquadra-se num processo criativo que partiu do facto histórico do acolhimento de 5500 crianças austríacas em Portugal, após a Segunda Guerra Mundial (entre 1947 a 1952), ao abrigo do programa Cáritas. Com o poder da imagem, perpetuou momentos de viagem - entravam no comboio em Viena com destino a Génova e, daí, apanhavam o barco para Lisboa --, bem como a capacidade de acolhimento de um povo aos mais necessitados, dando lar, paz e conforto.

 Na Biblioteca Escolar, apresentaram-se as fases do Projeto e houve com… partilhas: pequena encenação por parte de alguns alunos a partir do livro “O País das Laranjas”, além dos testemunhos, sentidos e sentires dos parceiros (Vereadores da Cultura e da Educação, Cáritas Portuguesa…).

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!