Famalicão revive tradição da Feira Grande S. Miguel

De 29 de setembro a 1 de outubro, na Praça D. Maria II

A secular Feira Grande de S. Miguel é uma das tradições mais enraizadas de Vila Nova de Famalicão, estando ligada à fundação do concelho e à atribuição do Foral de Vila Nova pelo rei D. Sancho I, em 1205, que à altura ordenou “que aqui se fizesse uma feira» como forma de estimular a atividade comercial e o povoado.

Hoje, a Feira de S. Miguel continua a fazer-se e, para além da importância comercial, ganhou também dimensão cultural e turística como uma celebração da atividade agrícola, das tradições, usos e costumes e da identidade de Famalicão.

As iniciativas vão multiplicar-se de 29 setembro a 1 de outubro, tendo como palcos a Praça D. Maria II e o campo da feira semanal, onde na sexta-feira, dia 29 de setembro, manhã bem cedo, pelas 08h00, se realiza a tradicional Feira Franca. Os mercadores trazem consigo animais bovinos e equinos, os legumes frescos, os ovos e os frangos do quintal, numa verdadeira viagem ao passado.

É também no campo da feira semanal que neste dia de S. Miguel, pelas 15h00, decorre o Concurso de Gado, um dos momentos mais aguardados pelos criadores da região.

Na Praça D. Maria II, estará instalado, como é hábito, o Mercado de S. Miguel que junta ao longo do três dias agricultores, artesãos e tasquinhas de associações locais, onde os visitantes poderão encontrar produtos frescos e petiscos deliciosos. O certame, que também conta com uma exposição de gado bovino e equino, vai funcionar de sexta a domingo, das 10h00 às 21h00.

A beleza e a arte equestre são celebradas no sábado, dia 30 de setembro, na Gala Equestre, e no domingo, dia 1 de outubro, há a tradicional Desfolhada Minhota, bem como o Desfile de Charretes.

A par da programação, como novidade deste ano, vão decorrer durante os três dias da Feira Grande ateliers didáticos, dirigidos ao público mais jovem. As atividades realizam-se na Praça D. Maria II e vão ser explorados temas como a confeção de pão tradicional e de artigos domésticos artesanais, alimentação saudável, a separação de resíduos sólidos, pintura de azulejos ou a arte da tecelagem.

PROGRAMA FEIRA GRANDE S. MIGUEL

Sexta 29

08h00 – Feira Franca (Campo da feira)

10h00 – Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

15h00 – Concurso de Gado (Campo da feira)

21h00 – Concentração Cavalos Montados (Praça D. Maria II)

>  Ateliers didáticos:

10h00 - Refeições saudáveis para crianças (Nutricionista Ana Monteiro)

10h00 - Atividades didáticas de separação de resíduos sólidos (Resinorte)

15h00 - Confeção de sacos personalizados (Projeto FazRefaz)

15h00 - Atividades didáticas de separação de resíduos sólidos (Resinorte)

Sábado 30

10h00 – Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas  / Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

16h00 – Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)

21h30 – Gala Equestre (Praça D. Maria II)

 Ateliers didáticos:

10h00 - Técnicas de respiração (Prof. Ana Silva)

10h00 - Dá vida às tuas asas | Pintura Orizuros (Parque da Devesa)

11h00 - Sabonetes artesanais (Rita Lima)

15h00 - Confeção de sacos personalizados (Projeto FazRefaz)

15h00 - Oficina de pão tradicional, bolota ou castanha (Felisbela Leite)

Domingo 01

10h00 – Mercado de S. Miguel – Agricultores / Artesanato / Tasquinhas / Exposição de Gado Bovino e Equino (Praça D. Maria II)

11h30 – Espetáculo Equestre Famalicense (Praça D. Maria II)

16h00 – Desfile de Charretes (Ruas da Cidade)

17h30 – Cantares Tradicionais (Praça D. Maria II)

19h00 – Desfolhada Minhota (Praça D. Maria II)

   Ateliers didáticos:

10h00 - Pintura de azulejos (Fundação Castro Alves)

10h00 - Confeção de sacos personalizados (Projeto FazRefaz)

15h00 - Pintura de azulejos (Fundação Castro Alves)

15h00 - Tecelagem (Teresa Vieira)

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!