Projeto Turismo e Voluntariado de novo em Moçambique

Depois de Moçambique e de S. Tomé e Príncipe, jovens do Projeto “Turismo e Voluntariado”, criado em 2019 por uma Famalicense, Gisela Sofia Martins, regressaram de novo a Moçambique, onde permaneceram nas duas últimas semanas.

O grande objetivo deste projeto é proporcionar a todos os jovens participantes viagens sustentáveis e inspiradoras, com o envolvimento de todos num leque alargado de atividades ligadas à melhoria das condições de vida das populações locais e ao desenvolvimento turístico e económico. Voltaram a integrar-se nesta viagem a Moçambique jovens dos quatro cantos de Portugal, de Vila Nova de Famalicão ao Algarve.

Nestas viagens, os jovens envolvem-se diretamente nas atividades das populações, desde a confeção de comida tradicional ao artesanato. Em Vilankulo aprenderam a confecionar “matapa”, um prato típico de Moçambique, situação que se repetiu em Bazaruto, com grande envolvimento das populações locais. E que bom é comer “matapa com caranguejo e xima” na casa da avó Laura…

Os jovens membros do “Turismo e Voluntariado” transportam com eles malas cheias de cadernos, de livros, de lápis, de esferográficas, de brinquedos e de jogos que são distribuídos às crianças das povoações onde incidem estas ações e que provocam em todas uma grande alegria, sabido como é que estes produtos são de difícil acesso à maioria da população moçambicana e especialmente às crianças.

Em todas as localidades onde estiveram, estes jovens dedicaram-se também a pequenos arranjos nas habitações precárias das famílias, deixando a todas palavras de esperança num futuro melhor e conhecimentos básicos para também no futuro saberem como se fazem estas pequenas reparações.

As dinâmicas culturais locais preenchem também algumas horas da vida destes jovens, com a participação sempre entusiástica em pequenos festivais locais de música e de folclore.

A pensar na próxima iniciativa, os jovens do “Turismo e Voluntariado” já regressaram a Portugal e às suas terras, com a certeza de que esta é uma área em que vale a pena investir, atendendo sobretudo ao envolvimento com as pessoas que estes projetos proporcionam.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!