Clube Sénior da Gerações assinalou 14 anos com sarau na Biblioteca Municipal

O Clube Sénior da Associação Gerações celebrou 14 anos de existência no dia 5 de fevereiro, assinalando a data com a realização de um sarau cultural que teve lugar na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, em que os grandes protagonistas foram os seniores que frequentam a instituição.

Com uma sala totalmente esgotada e a “rebentar pelas costuras”, o sarau iniciou-se com a declamação da poesia de Miguel Torga “Recomeça” e a de José Saramago “A Viagem”, por Sérgio Ferreira, de Vermoim, uma freguesia que, no âmbito do projeto “Clube Sénior + proximidade”, juntamente com as freguesias da União de Freguesias de Mouquim, Lemenhe e Jesufrei está, nesta fase, a ter acesso, com grande sucesso, às atividades do Clube Sénior.

Depois foi a vez do “Street Dance Group”, grupo de dança do Clube Sénior, entusiasmar todos os presentes com as suas danças vivas e populares que são sempre uma paixão nas atividades de dança do Clube Sénior.

Na fase destinada às intervenções, usaram da palavra o Presidente da Direção da Associação Gerações, Mário Martins, o Dr. Ademar Carvalho, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Diretor do Centro Distrital de Braga da Solidariedade e Segurança Social, e o Presidente da Junta de Freguesia de Vermoim, Bruno Cunha, todos se congratulando com estes 14 anos e fazendo votos para que o futuro seja também rico em mais projetos e iniciativas.

O Presidente da Direção da Gerações, Mário Martins, enfatizou que há catorze anos atrás não se ouvia falar em Portugal de envelhecimento ativo e saudável, referindo que a Associação Gerações orgulha-se de ser especialista na Educação de Infância e nos processos de Envelhecimento Ativo.

Foi a Associação Gerações que deu os primeiros passos na direção de propostas concretas para o “Envelhecimento Ativo e Saudável”, de forma a que o maior número possível de seniores tenha uma vida sem sobressaltos que lhes permita retardar a institucionalização. Nos dias de hoje, continuou, já se fala em economia do envelhecimento e o Conselho de Ministros aprovou no dia 12 de janeiro de 2024 a Resolução n.º 14/2024 que aprova o Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável 2023 – 2026. Como sempre acontece, as resoluções são muito férteis no diagnóstico, mas muito improdutivas nas soluções que preconizam… Nunca nos podemos esquecer que por cada 100 jovens existem 182 idosos no País e que Portugal é um dos países do Mundo que tem um índice de envelhecimento mais elevado. Projeções recentes colocam Portugal como o 4º país a envelhecer mais rapidamente, acrescentou.

Na parte final do sarau, foi a vez de entrar em cena o “Grupo Coral do Clube Sénior da Associação Gerações” que, sob a direção do maestro Vítor Almeida, interpretou algumas canções, umas mais eruditas e outras mais populares, que encantaram a vasta plateia.

Um bolo de aniversário e um Porto comemorativo culminaram em festa e alegria esta celebração dos 14 anos do Clube Sénior da Associação Gerações um equipamento que, como diz o Papa, é um jardim de oportunidades para que todos os seus elementos sejam felizes.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!