CIOR DE PORTAS ABERTAS NA ''SEMANA DA EMPRESA" NA ESCOLA

A Semana da Empresa, promovida e organizada pela Escola Profissional CIOR, de V. N. de Famalicão, no âmbito do Ano Europeu das Competências, será um tempo e um espaço de reflexão e debate com diversas empresas sobre as realidades e desafios que se colocam no mercado de trabalho, bem como estratégias e metodologias a adotar tendo em vista ajustar o perfil dos alunos do ensino profissional  em termos de competências  esperadas e necessidades cada vez maiores de mão de obra qualificada por parte do tecido empresarial do município e da região.

 A decorrer desta segunda-feira até sexta, no Auditório da Escola, na Semana da Empresa estarão presentes responsáveis de conceituadas empresas, antigos alunos, parceiros institucionais, diretores de escolas e estudantes que frequentam os diferentes cursos profissionais ministrados neste estabelecimento de ensino.

Na cerimónia de abertura, que contou com a presença do vereador da educação da Câmara Municipal, Augusto Lima, diretor do Centro do Centro de Emprego e Presidente da ACIF-Associação Comercial e Industrial de V.N. de Famalicão, foi realçada a importância das escolas profissionais na formação de técnicos qualificados por forma a fazer face às necessidades sentidas nos diferentes e emergentes setores de atividade industrial e de serviços.

Amadeu Dinis, diretor da CIOR, aproveitou para enquadrar esta iniciativa com as questões incontornáveis relacionadas com a Inteligência Artificial e as Competências Pessoais e Profissionais esperadas nos formandos no final dos respetivos ciclos formativos.

Por sua vez, José Paiva, diretor pedagógico, aproveitando a presença de antigos alunos da CIOR, reconheceu as elevadas taxas de empregabilidade registadas e prosseguimento de estudos, registando também a sua capacidade empreendedora. Para este responsável da Escola, os alunos formados e os seus percursos profissionais são um "motivo de orgulho e o maior patrimônio da Escola que, há mais de 30 anos, tem formado profissionais competentes e cidadãos empreendedores e com projetos de vida em termos pessoais e profissionais".

Para o vereador Augusto Lima, a cooperação e a ligação das escolas com as empresas são uma "parceria estratégica com vantagens mútuas e de extrema importância, não só no percurso formativo dos alunos, como também fator de garantia de mão de obra altamente qualificada para os empresários exigentes em colaboradores com um perfil profissional e competências ajustados às necessidades das suas empresas".

Durante a Semana da Empresa serão também celebrados acordos de cooperação/parceria com várias e diferentes "empresas-âncora" no sentido de estabelecer e fortalecer a imprescindível relação entre a Escola, as Empresas e o mundo laboral.

As empresas/organizações participantes nesta iniciativa estão relacionadas com a oferta formativa ministrada pela CIOR, muito particularmente no âmbito dos cursos técnicos de Mecatrónica Automóvel, Eletrónica Automação e Comando, Programação e Mecanização; Desenho de Construções Mecânica CNC; Auxiliar de Farmácia s e Animação Sociocultural.

Ainda durante este mês de março, estão programados vários Open Days dirigidos a alunos a frequentar o nono ano nos diferentes Agrupamentos de Escolas do Município e da região, no sentido de os informar e sensibilizar para a importância das vias profissionalizantes e com dupla certificação no ensino secundário.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!