Final do ano letivo marcado pelo arranque de várias obras no parque escolar

Num investimento municipal na ordem dos 3 milhões de euros

O ano letivo encerrou com boas notícias em Vila Nova de Famalicão.

O executivo municipal liderado por Mário Passos vai colocar no terreno, já a partir desta segunda-feira, dia 1 de julho, um conjunto de obras para a melhoria e ampliação do parque escolar concelhio.

O volume total de investimento ronda os 3 milhões de euros e o anúncio foi feito pelo próprio Presidente da Câmara Municipal que, nos últimos dias, se associou a um conjunto de celebrações de final de ano promovidas pela comunidade educativa para explicar algumas das intervenções previstas.

Mário Passos esteve em Gavião, Mogege, Landim, Arnoso Santa Eulália, Pousada de Saramagos, Requião e Castelões.

Entre as várias empreitadas promovidas pela autarquia estão a ampliação do JI de Requião, da EB1 de Gavião e da EB1 Boca do Monte, em Mogege, a requalificação da EB1 de Castelões e a requalificação e ampliação da EB de Quintão, em Arnoso Santa Eulália.

Juntam-se a estas outras pequenas intervenções, como a execução de espaço para recreio coberto e arrumos na EB1 de Landim, a execução de cobertura metálica e impermeabilização da EB Pousada de Saramagos, a instalação de sistemas de climatização na EB de Requião, no Centro Escolar de Ribeirão e no Centro Escolar Luís de Camões, a pavimentação dos campos de jogos da EB23 de Pedome e Bernardino Machado e a substituição de relvados sintéticos em diversos edifícios escolares.

“São necessidades que temos sinalizadas, muitas delas no roteiro que temos vindo a fazer pelas escolas do concelho, e agora chegou a altura de por mãos à obra e de concretizar estas intervenções que, tenho a certeza, vão traduzir-se na melhoria das condições para alunos, professores e corpo não docente”, disse Mário Passos.

Requalificação e ampliação da Secundária de Joane avança para concurso público

No que toca à Educação, a última semana trouxe outra boa notícia. Na passada quinta-feira, dia 27 de junho, o executivo municipal aprovou a abertura do concurso público internacional para a requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, com um preço base de 19.3 milhões de euros (s/IVA).

Recorde-se que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão viu recentemente aprovada a candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a concretização da obra.

De acordo com o projeto de execução, para além da intervenção nos edifícios existentes e da construção de novos espaços, está também prevista a remodelação dos arruamentos de acesso ao recinto escolar.

Construída no início dos anos 80, a Secundária Padre Benjamim Salgado é atualmente constituída por três blocos de ensino (A, B e C), um bloco desportivo e um bloco administrativo.

Nos blocos de ensino existentes serão feitas alterações nos espaços interiores, de forma a capacitar a escola de uma maior e mais variada oferta formativa. Será construído um edifício contíguo ao Bloco C, denominado por Oficina Didática. Comum aos três blocos serão ainda feitas alterações de forma a permitir a interligação com um novo bloco de ensino (D) e a substituição da cobertura existente.

No Bloco Administrativo a intervenção será de maior profundidade, estando prevista a construção de um novo auditório, uma nova biblioteca e a remodelação e reorganização dos espaços existentes de forma a adaptar o edifício à nova realidade da escola. Para além destes novos espaços, a zona do polivalente, cozinha e refeitório será também reorganizada.

O Bloco Desportivo existente será mantido, mas adaptado a um novo bloco contíguo que será composto, sobretudo, por balneários, ginásio e salas de apoio.

O aumento do desempenho energético do edifício e uma intervenção sustentável foram, de acordo com a memória descritiva, os principais fatores tidos em conta no desenvolvimento do projeto.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!