No dia 18 de novembro, no Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, e no âmbito dos Projetos de Cidadania e Desenvolvimento e Programa Eco-Escolas, em parceria com o Projeto Educativo e Cultural "De Famalicão para o Mundo", da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, os alunos das turmas do 11.º D, E, F e G e 12,º H dos Cursos Científico-Humanísticos, assistiram a uma palestra sobre “Desigualdades e Desenvolvimento Sustentável”, apresentada pela Dr.ª Leonor Melon, da Universidade do Porto.
O tema desta palestra teve como objetivo geral a reflexão sobre os conceitos "Desigualdades" e "Desenvolvimento Sustentável" e a sua ligação.
Esta atividade mostrou-se deveras importante, pois para além de constituir, por si, um marco histórico porque se assume, pela primeira vez, como um problema de desenvolvimento global, concilia as três dimensões do desenvolvimento sustentável (económica, social e ambiental). Foi também abordado, de acordo com a “Agenda 2030”, o plano de ação que reforça a interdependência dos seus objetivos, procurando ir além da tradicional abordagem das desigualdades, constatando-se que estas têm aumentado nas últimas décadas, em diversos domínios. Foram também abordadas as temáticas sobre cultura, desigualdades, memória, juventude e intervenção comunitária.
A forma clara e objetiva com que foram expostos os conteúdos abordados, encorajaram os alunos, que se mostraram entusiasmados e participativos, com toda a dinâmica apresentada pela palestrante. Através do ensino transmissivo, esta atividade, contribuiu para o enriquecimento pessoal e educacional dos alunos.