MAIOR EVENTO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL DO MUNDO
Três alunos do 10.º ano do curso profissional de eletrónica, automação e comando da Escola Profissional CIOR estão frequentar mais uma edição da RoboParty, a decorrer desde ontem, quinta-feira, até sábado, no pavilhão desportivo do campus de Azurém, da Universidade do Minho, em Guimarães.
Com 500 participantes de todo o país e de todas as idades, a Roboparty é considerado o maior evento de robótica educacional do mundo, ensinando a criar robôs móveis autónomos de forma simples e animada, conforme refere a organização deste evento.
Neste contexto, para Fernanda David, dos serviços de psicologia e orientação vocacional da CIOR,” as atividades e dinâmicas relacionais, numa iniciativa com estas características e dimensão, são estímulos e desafios extremamente positivos para uma boa aprendizagem e capacidade criativa no domínio das tecnologias”.
No primeiro dia do encontro, após terem recebido um Kit específico, os alunos tiveram uma formação básica em eletrónica, programação e mecânica para permitir a construção do protótipo, num ambiente de entreajuda. Na sexta-feira e no sábado, os participantes testaram os seus robôs em três provas: obstáculos, corrida e dança, sendo esta última, no sábado, que, pela sua espetacularidade, atrai muito público.
Ao longo dos três dias non-stop há múltiplas atividades lúdicas e desportivas paralelas, como apresentação de gadgets, atuações de DJ e de tunas, torneios de xadrez, de ténis de mesa e de lançamentos de basquetebol, jogos tradicionais, performances de kickboxing, circuito de estafetas e espaço wireless, assim como demonstrações de drones e de robôs móveis e autónomos a par de formações acreditadas para os professores acompanhantes, nas áreas de visão por computador, montagem de robôs e inteligência artificial.