Mário Passos visitou empresa de Famalicão com papel ativo na reciclagem de plásticos
Todos os dias chegam toneladas de fardos de plástico à unidade da Ecoibéria, em Ribeirão. Das mais de 47 mil toneladas de fardos de plástico recebidas anualmente, a maioria proveniente do ecoponto amarelo, são produzidas aproximadamente 25 mil toneladas de flakes reciclados e 12 mil toneladas de pellets reciclados, designados por rPET, num reaproveitamento de cerca de 60% do material que chega como lixo e que se transforma em plástico “novo” para produtos da indústria alimentar.
A marca é um exemplo de sustentabilidade nos processos que desenvolve e é a única produtora nacional de flakes de PET reciclado, reduzindo a dependência de plástico virgem e as emissões de dióxido de carbono, afirmando-se como uma peça estratégica da economia circular em Portugal.
Esta quinta-feira o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, visitou a empresa no âmbito do roteiro Famalicão Created IN, realçando os números e o impacto que tem na economia circular. “É um exemplo da capacidade industrial inovadora e sustentável, afirmando o concelho como um território de referência na economia circular e na indústria ambientalmente responsável”, realçou o autarca, lembrando dados revelado pela empresa, como as mais de 2,4 mil milhões de garrafas de plástico por ano, um volume correspondente a garrafas suficientes para dar 12 voltas à Terra.
O processo de produção da Ecoibéria passa pela triagem, lavagem, descontaminação e transformação do plástico, recorrendo a equipamentos considerados dos mais avançados do mundo na separação de materiais impróprios para reutilização alimentar, com tecnologia que garante elevados padrões de qualidade e segurança no produto final.
“O que produzimos resulta de um processo muito rigoroso e de avaliação permanente, que nos permite obter um produto final de elevado valor para os nossos clientes, que exigem certificações de produto igualmente rigorosas”, explicou Renato Alves, vice-presidente de operações de reciclagem da empresa.
O responsável lembra que “há 20 ou 30 anos, todos estes resíduos iam para aterro, e nós estamos a dar-lhes uma segunda vida, que representa também uma alternativa sustentável e ecológica, com diminuição da pegada ecológica”.
A Ecoibéria trabalha maioritariamente para exportação e fornece matéria-prima reciclada a marcas internacionais como a Nestlé e a Danone.
Numa altura em que Portugal procura reforçar os hábitos de reciclagem através de programas que incentivam a devolução de embalagens plásticas, a empresa considera que este sistema poderá representar uma mudança cultural importante no país, aumentando a recolha seletiva e reduzindo a necessidade de importar resíduos para reciclagem.
A par da produção, a empresa integra ainda vários consórcios e agendas de inovação focados no desenvolvimento de novas tecnologias para valorização de resíduos e reintrodução segura de plástico reciclado na cadeia alimentar. Encontrar soluções para evitar que os resíduos sobrantes sigam para aterro é um dos grandes desafios que o setor enfrenta.
A empresa dispõe de certificações internacionais nas áreas da qualidade e do ambiente, bem como de um laboratório interno de controlo de qualidade em funcionamento sete dias por semana. Integrada num grupo com presença global, a Ecoibéria posiciona-se como um dos pilares da estratégia de sustentabilidade da Logoplaste – Grupo que integra desde 2022, apostando na inovação e na circularidade dos materiais para responder às exigências ambientais do mercado europeu.