Saúde, desporto e aventura nas ludoférias de verão da Gerações

O programa das “Ludoférias de verão 2018” da Associação Gerações, um projeto que a instituição concretiza anualmente, está já praticamente concluído, prometendo às crianças participantes muitos jogos, muita brincadeira pedagógica e um conjunto alargado de atividades recreativas que vão fazer deste tempo de lazer um período inesquecível para todas.
Os “motores” começam a aquecer logo no dia 25 de junho, com a preparação da festa de final de ano letivo da Associação Gerações que vai acontecer no dia 30 de junho, à tarde, na “concha - auditório” do Parque da Devesa, o local habitual desta iniciativa, seguindo-se, entre 2 e 6 de julho, a “Semana da Praia”, na Apúlia, um tempo para o sol e para as brincadeiras na água e na areia, estando as inscrições para esta semana já esgotadas.
Entre os dias 9 e 13 de julho, tem lugar a “Semana do Desporto e Ambiente”, estando as manhãs destinadas às Piscinas Municipais, com atividades aquáticas, que se mantêm durante todo o mês de Julho, no período da manhã. As tardes desta semana são preenchidas com jogos tradicionais, com um “workshop de futebol” dinamizado por Vítor Paneira, essa “velha glória” do futebol famalicense e do futebol nacional, com um “workshop de dança”, com a sessão “Quiz Desporto” e com uma “tarde radical” no Parque da Devesa.
No dia 16 de junho, arranca a “Semana da Saúde e Segurança”, com as tardes preenchidas com vários “workshops” para crianças. No dia 16, tem lugar o “workshop terapia do riso”, no dia 17, realiza-se uma visita à PSP de Vila Nova de Famalicão, no dia 18, tem lugar uma “sessão de relaxamento” no Parque da Devesa, no dia 19, uma visita à Associação Humanitária dos Bombeiros Famalicenses e, no dia 20, realiza-se uma palestra com o Dr. Gonçalves Oliveira, Diretor dos Serviços de Pediatria do Hospital de Famalicão, sobre cuidados primários de saúde na idade da infância.
A última semana de julho vai ser dedicada às artes, numa semana denominada “Semana das Artes”. Um “workshop de desenho com lápis de carvão”, um “workshop de pintura surrealista”, uma sessão de “escrita criativa” e uma palestra sobre escrita e ilustração são as principais iniciativas previstas. A semana encerra em grande com um passeio a Viana do Castelo, em que as crianças vão ter oportunidade de viajar no “elevador - funicular de S. Luzia” e visitar a igreja com o mesmo nome. Terão ainda oportunidade de visitar o navio Gil Eanes, agora transformado em museu do mar e das viagens, e o Museu do Traje.

Com o mês de julho a chegar ao fim, ainda haverá tempo para uma atividade de culinária, com confeção de gelado, para muitas atividades livres nos jardins da Associação Gerações e para muitas braçadas nas Piscinas Municipais.
Com a pausa habitual do mês de agosto, as “Ludoférias de Verão 2018” da Associação Gerações regressam no dia 3 de setembro, proporcionando às crianças nelas participantes atividades e jogos aquáticos nas Piscinas Municipais e atividades livres orientadas pelos técnicos e animadores, nos espaços exteriores e nos jardins da instituição.
Com o desenvolvimento deste projeto, a Associação Gerações pretende dar uma nova dimensão às atividades lúdicas, integrando-as em programas de desenvolvimento pessoal e social que representam uma mais – valia para todas as crianças participantes. São também encaradas pela instituição como uma forma de preparar as crianças para o início e mais um ano letivo, possibilitando-lhes momentos de descontração e de repouso ativo.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!