Editada pela Casa da Memória Viva no âmbito das iniciativas de evocação do “Verão Quente”
Será posta à venda nesta sexta-feira, na inauguração da exposição do fotojornalista António Pereira de Sousa, no Museu Bernardino Machado
A Casa da Memória Viva (CMV) inicia esta sexta-feira, 4 de abril, a venda de uma serigrafia alusiva ao 50.º aniversário dos acontecimentos do “Verão Quente” em Famalicão. É da autoria do multifacetado artista plástico e cenógrafo Acácio de Carvalho e tem por base uma das 50 fotografias que o fotojornalista António Pereira de Sousa vai ter em exposição, a partir desse dia, no Museu Bernardino Machado, no centro da cidade.
A associação famalicense promove neste mês a exposição fotográfica “Agosto de 1975 - Famalicão no Mapa da Revolução”, de Pereira de Sousa, assim como a Conferência “Famalicão Cidade Aberta”, no dia 26, no auditório da Fundação Cupertino de Miranda.
Da peça sobressai, simbolicamente, o desenho de um cravo, ícone gráfico do 25 de Abril, que surge sujeito a uma tensão policromática de forças com sentido contraditório. Ao alto, a inscrição “1975”, sobre um fundo fotográfico em que aparecem retratados a torre do edifício da Fundação Cupertino de Miranda e o antigo posto da PVT, no topo Sul da Pr. D. Maria II. Impressa em papel de 300 gramas, no tamanho 50x70 cm, apresenta uma mancha de impressão de 34x50 cm. Será comercializada por 75 euros.
Acácio de Carvalho concebeu esta serigrafia ‘pro bono’, a pedido da CMV, cuja direção entendeu “dar uma dimensão artística à evocação do ‘Verão Quente’ famalicense e ensaiar um exercício de memória coletiva a pensar nas novas gerações”, refere o seu presidente, Carlos de Sousa. Para além disso, tem em vista “ampliar as fontes de financiamento” das iniciativas programadas para assinalar a passagem dos 50 anos dos acontecimentos que, na primeira semana de agosto de 1975, transfiguraram a então vila de Famalicão.
A serigrafia pode ser adquirida nesta sexta-feira, às 17 horas, na inauguração da exposição fotográfica “Agosto de 1975 - Famalicão no Mapa da Revolução”, no Museu Bernardino Machado, e na sede da associação, na Rua S. João de Deus (edifício da loja dos 1 CTT), durante os três próximos sábados de manhã. Será ainda comercializada no dia 26 de abril, na Conferência “Famalicão Cidade Aberta”, que terá lugar na Fundação Cupertino de Miranda.
Nascido há 73 anos em Vila Nova de Gaia, Acácio de Carvalho é licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes da Universidade do Porto e possui um mestrado em Cenografia pela universidade norte-americana de Boston. É professor jubilado do ensino superior e foi, nos anos de 1970, designer gráfico no “Jornal de Notícias”.