No âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, juntou-se ontem, quinta-feira, 10 de abril, às crianças do Centro Social de Calendário para dizer ‘STOP!’ aos maus tratos infantis, numa iniciativa promovida pela autarquia, pela CPCJ de Famalicão e pela Polícia de Segurança Pública.
“As crianças são o nosso futuro e em Famalicão trabalhamos diariamente em prol do seu pleno bem-estar e desenvolvimento. Iniciativas como esta são sempre bem-vindas até porque nunca é demais sensibilizarmos a nossa comunidade para esta temática”, referiu ontem o autarca.
Recorde-se que o Município de Famalicão e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) promovem, durante o mês de abril, diversas iniciativas que visam consciencializar e sensibilizar a comunidade para os maus tratos infantis, no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.
Nas noites dos dias 11, 12 e 13 de abril, os Paços do Concelho de Famalicão vão iluminar-se de azul, cor associada à campanha nacional e internacional contra os maus-tratos. As ações de sensibilização terminam no último dia do mês com a construção de um Laço Humano nos Paços do Concelho.
Recorde-se que a CPCJ de Famalicão terminou o ano de 2024 com 293 processos ativos, associados maioritariamente a violência doméstica, exposição a comportamentos que comprometem o bem-estar e o desenvolvimento da criança/jovem, negligência, mau trato físico e absentismo escolar.
Recorde-se que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.