Famalicão atribui ‘Pena de Camilo’ a Siza Vieira e José Viale Moutinho

Este domingo, pelas 18h00, no Centro de Estudos Camilianos

O arquiteto Álvaro Siza Vieira e o jornalista e escritor José Viale Moutinho vão ser homenageados, este domingo, 1 de junho, em Vila Nova de Famalicão, no contexto das comemorações dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco e do 20.º aniversário da inauguração do Centro de Estudos da Casa de Camilo.

A cerimónia de entrega da ‘Pena de Camilo’ terá início pelas 18h00, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, e para além dos homenageados contará também com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos.

O reconhecimento público deve-se pelo significativo contributo de ambos para o estudo, divulgação e preservação da vida e obra de Camilo Castelo Branco.

Álvaro Siza Vieira foi o primeiro arquiteto português a receber o prestigiado prémio Pritzker, em 1992, além de muitos outros prémios nacionais e internacionais e de diversas condecorações. Em Vila Nova de Famalicão foi responsável pelo projeto arquitetónico do Centro de Estudos Camilianos, uma obra decisiva na projeção nacional e internacional dos estudos camilianos, inaugurada a 1 de junho de 2005. Com a homenagem, celebra-se também, simbolicamente, o 20.º aniversário deste espaço de referência.

José Viale Moutinho, por sua vez, possui um percurso literário e editorial que foi, de forma sistemática e ao longo de quatro décadas, fortemente marcado pela figura e obra camiliana. Recentemente, publicou “Roquemont. Fragmentos para uma novela” (2025), em exercício literário assente na vida deste grande pintor romântico suíço radicado em Portugal e amigo de Camilo Castelo Branco. É autor de inúmeros trabalhos de pesquisa dedicados ao romancista, com destaque para “Camilo Castelo Branco - Memórias Fotobiográficas (1825-1890)”, editado em 2009, uma obra que mereceu a menção honrosa do Prémio Grémio Literário de Lisboa e que, ainda hoje, é um título de referência no âmbito dos estudos camilianos. De salientar, igualmente, a doação do seu espólio camiliano ao Município de Vila Nova de Famalicão, enriquecendo o acervo da Biblioteca da Casa de Camilo, em São Miguel de Seide.

O próximo domingo ficará ainda marcado pela inauguração de duas exposições na Casa de Camilo inseridas nas comemorações do bicentenário do nascimento do escritor: “Revisitar Camilo Castelo Branco duzentos anos depois – De Famalicão para o Mundo”, às 14h30, composta por trabalhos artísticos elaborados por estudantes do pré-escolar ao ensino secundário da Rede de Escolas de Vila Nova de Famalicão; e “Objetos de Camilo: Novas Leituras”, às 17h00, com obras dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!