A ENGENHO - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, celebrou o seu 31.º aniversário, numa breve, mas simbólica cerimónia, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos
A efeméride foi assinalada durante o dia com todos os colaboradores e utentes dos vários equipamentos da Associação, tendo a cerimónia oficial decorrido na parte da tarde, no Centro de Apoio Comunitário, com a inauguração da Oficina da Criança e um momento de reconhecimento aos colaboradores com 25 anos ao serviço da ENGENHO.
A Oficina da Criança, resultado de uma candidatura apresentada e reconhecida com o Prémio Caixa Social 24, é um moderno serviço/resposta social constituído por uma sala de integração e estimulação sensorial e por uma equipa técnica multidisciplinar composta por terapeuta da fala, psicóloga do desenvolvimento, psicomotricista e terapeuta ocupacional com especialização em integração sensorial. destinada a diagnosticar e acompanhar crianças com Atraso Global de Desenvolvimento.
"Temos que encontrar meios e recursos para apoiar estas crianças e famílias dado, nos últimos anos, se ter assistido a um aumento significativo e extremamente preocupante de crianças com perturbações ao nível do neuro desenvolvimento, como Perturbação de Hiperatividade, Défice de Atenção e Perturbações do Espectro do Autismo, entre outras", alertou o presidente da direção Manuel Augusto de Araújo.
Mário Passos, realçou a importância deste serviço pela sua natureza e finalidade, sublinhando a “capacidade inovadora que a ENGENHO tem demonstrado no desenvolvimento social e processos/dinâmicas inclusivas ao serviço da comunidade merecedoras de todo o apoio da autarquia”.
Dado ser uma problemática cada vez mais emergente, o dirigente da ENGENHO manifestou de imediato a intenção de proceder à abertura deste serviço à comunidade. Para o efeito espera contar com o apoio de parceiros como o Instituto da Segurança Social, Câmara Municipal, Agrupamento de Escolas, Empresas e Amigos da Instituição, pois "ninguém poderá ficar indiferente a esta preocupante realidade silenciosa, que de modo algum pode ser negligenciada".
Para além do Presidente da Câmara Municipal, estiveram presentes a Diretora do Agrupamento de Escola D. Maria II, o Diretor do Centro de Emprego, autarcas, associados honorários a amigos da ENGENHO.