Candidatura de Eduardo Oliveira inaugurou ainda a sede de campanha de Alberto Fernandes, em Joane, um espaço de proximidade e escuta
A candidatura do Partido Socialista (PS) viveu ontem, em Joane, um dos seus momentos mais marcantes com a apresentação pública de Helena Freitas como cabeça de lista da candidatura da MUDANÇA à Assembleia Municipal.
A sessão contou com uma grande adesão popular, reafirmando o compromisso do PS com a “Mudança”. Antes, foi inaugurada a sede de campanha da candidatura de Alberto Fernandes em Joane – um espaço de proximidade, de escuta e de ação, ao serviço de todos.
Durante o evento, Eduardo Oliveira agradeceu profundamente a Helena Freitas por ter “aceitado liderar esta equipa de excelência, composta por homens e mulheres comprometidos com uma visão de futuro” e a Ricardo Costa, candidato à Câmara de Guimarães, que abriu o evento com um discurso inspirador.
Eduardo Oliveira partilhou ainda as principais prioridades do partido para o órgão deliberativo municipal, bem como políticas concretas da candidatura à Câmara Municipal, nomeadamente nas áreas da habitação acessível, infância e envelhecimento ativo, mobilidade e transportes públicos, saúde com a criação de um novo hospital, infraestruturas rodoviárias, e apoio ao comércio local.
Com Helena Freitas à frente da lista à Assembleia Municipal, o PS reforça o seu compromisso com uma política de proximidade, participação cívica e valorização do território, na construção de um futuro mais sustentável para Vila Nova de Famalicão.
Aliás, a candidata, numa intervenção onde a serenidade do discurso foi pontuada por momentos de maior emoção, nomeadamente quando mencionou as suas origens e os pais, vincou bem essa ideia, dando pública nota que será uma Presidente da Mesa interventiva, aberta ao diálogo com todos, fiscalizadora e inovadora.
Recorde-se que, com raízes em Mogege, Helena Freitas conta com um percurso académico, científico e político amplamente reconhecido. Professora catedrática da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Ecologia, com um pós-doutoramento na Universidade de Stanford (EUA), a famalicense presidiu à Liga para a Proteção da Natureza, dirigiu o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra. Refira-se a colaboração com a Fundação de Serralves, enquanto diretora do Parque de Serralves, e coordenação do Centre for Functional Ecology - Science for People and the Planet, sendo titular da Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável. Representa, ainda, Portugal na Plataforma IPBES e integra o Comité Internacional do programa UNESCO Homem e Biosfera.
Na esfera política, foi deputada à Assembleia da República e coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, com estatuto equivalente a subsecretária de Estado. Por fim, distinguida com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e com vários prémios nacionais e internacionais, foi ainda nomeada coordenadora científica do Estrela Geopark Mundial da UNESCO e recebeu o EEF Ernst Haeckel Award 2024, pelas suas contribuições para a ciência ecológica europeia.