Num investimento previsto de 10 milhões de euros, estudo inclui parque de estacionamento subterrâneo, zonas verdes, espaço cultural e cinema
Eduardo Oliveira, candidato socialista à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, apresentou hoje um projeto de reconversão do centro urbano da cidade. Num investimento estimado de 10 milhões de euros, o estudo revelado inclui parque de estacionamento subterrâneo para 300 viaturas, zonas verdes, transformação da Casa Senador Sousa Fernandes num espaço cultural e abertura de cinema, em parceria com o Cineclube.
O objetivo é claro: trazer de novo a dinâmica comercial e cultural ao centro da cidade, num verdadeiro espaço comercial ao ar livre, moderno, dinâmico e vibrante. “Durante décadas, foi aqui que muitos famalicenses vinham fazer as suas compras. Mas hoje, fruto de um planeamento mal pensado – ou, simplesmente, de desleixo –, o nosso centro urbano tornou-se apenas uma memória”, refere Eduardo Oliveira no filme de apresentação do projeto.
E continua: “Onde antes havia árvores e calçada portuguesa, há agora pedra sem vida e de fraca qualidade. No verão, o calor sufoca. No inverno, a chuva desanima. Sem estacionamento, os clientes afastam-se. Os comerciantes perdem negócio. Os consumidores procuram alternativas nas zonas comerciais da periferia. O centro está abandonado. E até quem nos visita sente isso”.
Economia é um dos pilares da candidatura
O desenvolvimento económico é um dos eixos centrais da candidatura de Eduardo Oliveira. Nesse sentido, a elaboração e implementação do Plano Estratégico Municipal de Desenvolvimento Económico é um instrumento orientador das prioridades e ações para o desenvolvimento sustentável, competitivo e inovador, ancorado nas competências distintivas e nos recursos singulares do território.
Este plano visa concretizar três grandes prioridades: gerar emprego qualificado, atrair investimento estruturante e fortalecer o tecido empresarial e o ecossistema de inovação. Uma das medidas passa por criar o Conselho Municipal Económico e Social, como espaço privilegiado de diálogo estratégico e participação plural, reunindo representantes dos setores empresarial, sindical, social, académico e institucional, com a missão de acompanhar, propor e avaliar políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável, a coesão social e a competitividade do território.
Também está na agenda do candidato o desenvolvimento de uma rede de espaços de coworking vocacionada para freelancers, startups e empresas criativas, em articulação com o setor privado, fomentando o empreendedorismo e a inovação em contextos flexíveis e colaborativos; bem como o desenvolvimento de um programa de revitalização de espaços urbanos e patrimoniais subutilizados, transformando-os em polos de criatividade e inovação.
Eduardo Oliveira pretende ainda reforçar o Espaço Empresas (em parceria com o IAPMEI, enquanto balcão de apoio ao empresário) e implementar medidas de apoio ao acesso a mecanismos de financiamento. Pretende também promover práticas agrícolas biológicas, de conservação dos solos e da água e de redução do uso de agroquímicos, e apoiar a criação de selos de origem e qualidade para produtos agrícolas locais, promovendo a sua diferenciação e valorização no mercado.
Na área económica, o plano é extenso e integra dezenas de medidas, que podem ser consultadas no site da candidatura, em https://www.eduardooliveira25.pt/. Uma visão de futuro que prende uma Mudança efetiva no concelho e o desenvolvimento sustentável dos diferentes eixos de crescimento.
O vídeo de apresentação do projeto de reconversão do centro urbano de Vila Nova de Famalicão está disponível aqui: https://www.eduardooliveira25.pt/noticia/uma-nova-vida-para-o-centro-urbano-de-vn-famalicao/.