A cerimónia de inauguração está agendada para o próximo dia 17 de outubro, pelas 18h30, no Polo da Biblioteca Municipal de Riba de Ave.
O Centro de Dia, em colaboração com algumas crianças do Centro de Atividades de Tempos Livres, integrou um projeto de Intergeracionalidade, proposto pela artista plástica Angelina Silva, cujo objetivo principal foi promover interações positivas entre idosos e crianças, fortalecendo laços de afetividade entre ambas as gerações. Outro aspeto importante deste projeto foi valorizar o idoso enquanto pessoa, reconhecendo o seu contributo para a comunidade e, ao mesmo tempo, apoiar o desenvolvimento da autoestima de cada um. Todos sabemos da importância da dinamização de atividades deste tipo e do quanto elas contribuem para o bem-estar socioemocional dos idosos. Além disso, procurou-se que os idosos desenvolvessem as suas capacidades cognitivas através de experiências significativas, relacionadas com vivências ao longo das suas vidas.
Para as crianças, o objetivo foi sensibilizá-las para a importância do idoso como pessoa, respeitando as suas fragilidades e características, proporcionando-lhes uma experiência de aprendizagem diferente, que contribui para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Neste contexto, a artista plástica Angelina Silva propôs uma atividade de cerâmica, em que cada criança, em diálogo com um idoso, fez perguntas sobre a sua infância, brincadeiras favoritas, sonhos e momentos significativos da vida. Através destas conversas, cada criança, com o apoio do idoso, transformou essas histórias em pequenas esculturas de barro, fornecido gentilmente pela Fundação Castro Alves. O objetivo não foi a perfeição técnica, mas sim criar uma ligação afetiva, valorizando a partilha de memórias e experiências.
O resultado é uma coleção de peças únicas, que simbolizam não apenas os idosos e as suas histórias, mas sobretudo o vínculo especial que se criou durante este encontro. Cada escultura representa curiosidade, criatividade, afetividade e aprendizagem mútua, celebrando a sabedoria, a infância e a beleza da partilha entre gerações.
Uma exposição sobre encontros entre gerações, onde crianças e idosos transformam memórias, histórias e sonhos em pequenas esculturas de cerâmica. Cada peça representa afetividade, curiosidade e sabedoria, celebrando a beleza da conexão humana.