Fruto do protocolo estabelecido entre a autarquia e o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro
Nos últimos dois anos, o Município de Famalicão já garantiu mais de 300 consultas gratuitas de psicologia a doentes oncológicos e a familiares diretos. A medida resulta de um protocolo estabelecido no final de 2023 entre a autarquia e o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e tem permitido que doentes e familiares não enfrentem sozinhos os desafios inerentes ao percurso oncológico.
“Trata-se de um espaço seguro e de confiança, onde os pacientes podem expressar as suas dúvidas, medos e vulnerabilidades, contando com o apoio de profissionais que os ajudam a compreender e a gerir as emoções associadas à doença”, garante Flávia Sousa, psicóloga da Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.
A Psico-Oncologia reconhece a necessidade de cuidados psicológicos, além dos indispensáveis cuidados médicos, no início e progressão da doença.
“As consultas são importantes em todas as fases do percurso oncológico”, explica a psicóloga responsável. “O principal objetivo é promover a adaptação à doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias”, conclui.
O apoio, destinado a todos os que manifestem dificuldades de natureza psicoemocional em qualquer fase do percurso da doença, inclusive em situações de luto, passa pela gestão das emoções, medos e preocupações, pela ajuda na tomada de decisões informadas ao longo do processo de tratamento, pela gestão do stress, ansiedade e depressão.
As consultas decorrem nos Serviços Municipais de Saúde, nos Paços do Concelho, e as marcações devem ser requeridas através do telefone 252 320 900 ou do email saude@famalicao.pt.
Recorde-se que o cancro é uma das doenças com maior incidência em Portugal, estando associado a importantes implicações a nível físico, psicológico e social. O mês de outubro é dedicado à sensibilização e consciencialização do cancro da mama e que hoje, 30 de outubro, se assinala o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama.