PS acusa Câmara de falta de transparência na deslocalização das Hortas Urbanas

"A Câmara Municipal de Famalicão, tem dado sinais que contrariam o espírito democrático, plural e participativo, enquanto marcas emblemáticas do Poder Local em Portugal". A acusação é do PS de Famalicão, para quem "o caso das Hortas Urbanas Municipais de Famalicão é o exemplo claro de uma gestão autárquica que consideramos errática". 

Os socialistas pronunciam-se assim, pela primeira vez, sobre a alteração da localização das hortas, e acusam mesmo o executivo municipal de "incapacidade de negociação com o CITEVE de uma solução  que fosse satisfatória para todas as partes, das novas instalações do Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes (CeNTI)".

Em nota de imprensa, o PS censura ainda o facto da coligação PSD/PP ter procurado esconder qualquer referência "às hortas e à necessidade da sua deslocalização, quando fez aprovar um acordo, que já estaria acertado com o CITEVE".

Entretanto, lamenta que na última reunião do executivo, os vereadores do PS tenham sido "confrontados com mais um facto consumado: os contratos de arrendamento dos terrenos para a reinstalação das hortas, apresentados apenas para ratificação, numa despesa superior a 100 mil euros nos próximos 10 anos, com a agravante de parte dos terrenos poder ser vendida antes de 31 de janeiro de 2031, obrigando as hortas a nova mudança".

A propósito, o PS sublinha que "não se revê neste estilo de governança", que decide sem "a devida discussão política e sem a aprovação dos vereadores", razão pela qual votou contra os contratos. "O PS Famalicão reprova firmemente todo este processo, que foi desenvolvido sem transparência, sem a participação e a auscultação dos Famalicenses interessados, gerando muitas dúvidas sobre o mérito e o interesse público da solução encontrada", refere o partido, que acusa o executivo de "falta de visão estratégica" e reitera que "esta não é a forma de governação municipal que preconizamos".

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!