Agrupamento CCB combateu o preconceito no Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Internacional da Síndrome de Down - “Celebrar o dia, Combater o Preconceito”, foi o mote com que o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) realizou um evento internacional com crianças e jovens com Síndrome de Down, os seus colegas, as famílias, as escolas e Instituições, locais, nacionais e internacionais.

O agrupamento sublinha o "impacto positivo deste evento, que reuniu mais de 300 participantes, refletiu-se nas palavras dos intervenientes e no olhar dos alunos, crianças e jovens participantes".

As boas vindas e a abertura do evento feita por Carlos Teixeira e Leonel Rocha, Diretor da escola e Vereador da Educação de Famalicão, respetivamente, que falaram da aposta numa "Educação Inclusiva assente na proximidade e trabalho cooperativo e equitativo".

Entre outros intervenientes, a Associação Nacional Pais21 representada por Benilde Silva, presidente, sublinhou a capacitação das crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down e a visão inclusiva que passa pela sua integração social. Destacou vários exemplos de sucesso incluindo “o Daniel e a sua namorada que trabalham na área da hotelaria e restauração, são reconhecidos e remunerados pela sua atividade laboral. Este é o modelo a seguir, esta é a resposta equitativa”. Esta intervenção foi oportuna para dar a conhecer que “acompanhamos as famílias, Pais21, desde a gravidez ao percurso de vida das crianças e jovens”.

As Instituições parceiras do AECCB, Ave Cooperativa de intervenção Psicossocial (ACIP) e Associação Famalicense de Prevenção e Apoio à Deficiência (AFPAD) mostraram as capacidades de realização de atividades da vida diária e a componente formativa que os jovens realizam na sua vida pós-escolar. A partilha de habilidades das crianças e jovens teve um espaço e tempo privilegiado, dedicado a alunos das escolas do AECCB: 3º ano da EB Landim e Pré-escolar do Centro Escolar Luís de Camões, a Escola Bento de Freitas, de Vila do Conde e as escolas estrangeiras Schule am Bienwaldring, Berlin (Germany), CPEIP Huertas Mayores (Spain), Medicinska skola Beograd, Beograd (Serbian). Preencheu o programa a generosidade da Carolina, do Francisco e da Margarida que mostraram na sua intervenção o maior dos seus interesses com momentos musicais e de dança. O encerramento, com a intervenção dos professores, primou pela mensagem que “SER é amor para a vida toda, um amor que não conta cromossomas, pelo que, passo a passo, atinges os teus objetivos”.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!