ACTUALIZAÇÃO: Problema de saúde pública motiva limpeza nas Bétulas

Um problema de saúde pública está na origem na megaoperação de limpeza que está ainda a acontecer na Urbanização das Bétulas. A acção decorre desde as sete da manhã de hoje, envolvendo cerca de 20 agentes da Polícia de Segurança Pública e seis da Polícia Municipal, para garantirem a segurança dos funcionários da limpeza da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

"Esta intervenção foi desencadeada por uma situação de saúde pública, que estamos a ver que ainda é mais grave do que supúnhamos, porque já detectámos vários ratos de dimensão considerável". A descrição é do Comandante da Polícia Municipal (PM), António Magalhães, segundo o qual foram já retiradas largas quantidades de resíduos de vária ordem, numa operação que se estenderá, pelo menos, pelo dia de hoje. "Chegamos a um ponto, principalmente na zona junto ao parque da Estação, de uma tal dimensão que tínhamos mesmo que actuar. Os moradores não têm meios, pela dimensão que a situação atingiu, por culpa deles, e tinha mesmo que ser a Câmara a assumir a limpeza, caso contrário não conseguíamos controlar mais isto", adianta o Comandante, segundo o qual a operação envolve funcionários do departamento de ambiente, dos serviços veterinários, para recolha de alguns animais errantes. A presença da PSP, esclarece, foi entendida como desejável "desde logo para garantir a segurança dos próprios funcionários".

António Magalhães referiu ainda ao Povo Famalicense que a operação está a decorrer sem incidentes, "até porque a maioria dos moradores está satisfeita com esta limpeza". "Esperamos é que, no futuro, tenham aprendido, e que, pelo menos, não volte a ter esta dimensão", remata, esclarecendo que a vertente pedagógica que terá que ser associada à situação ficará sob alçada dos serviços sociais.

Para além de resíduos de natureza mais doméstica, estão também a ser retirados resíduos de electrodomésticos e até algumas viaturas abandonadas. Estas últimas encontravam-se acumuladas, sobretudo, numa rua anexa à Urbanização das Bétulas que, entretanto, deverá ser cortada ao trânsito para impedir nova acumulação de lixo.

Recorde-se que, em menos de um ano, esta é já a segunda intervenção de limpeza que a Câmara assume no bairro onde residem várias famílias de etnia cigana que foram realojadas. No rescaldo de uma reportagem feita pelo Povo Famalicense em Julho de 2020, já o lixo atingia proporções assinaláveis, também o município agiu com uma operação de limpeza.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!