Grávidas vão poder beneficiar de Plano de Parto no CHMA

O Serviço de Obstetrícia do CHMA - Centro Hospitalar do Médio Ave, acaba de implementar a consulta de Plano de Parto, com o objectivo de "melhorar a qualidade dos cuidados de saúde materna e assegurar os direitos das mulheres na gravidez, no parto e no puerpério".

 De acordo com o CHMA, a criação desta valência "surge em parceria com os centros de saúde, tendo em conta a necessidade de partilha da informação de todas as opões que as gestantes têm ao dispor para o parto", atendendo ao facto de todas as grávidas criarem "um plano do que gostariam de ver concretizado e respeitado num dia tão importante como o nascimento de um filho". 

 O Plano de Parto "é um documento flexível, tendencialmente único, que reflete um conjunto de preferências da grávida/ casal para o trabalho de parto, parto e puerpério". O CHMA adianta que "são meras linhas orientadoras e não um conjunto de diretrizes para serem seguidas à risca, podendo ter de ser ultrapassadas por forma a salvaguardar a segurança da parturiente e recém-nascido".

O CHMA esclarece que as grávidas vigiadas no exterior devem ser orientadas para a consulta de Plano de Parto entre as 30 e as 32 semanas, através do pedido Alert P1 ou Requerimento de Consulta a Tempo e Horas. Já as grávidas vigiadas no CHMA apenas necessitam de confirmar o interesse para serem orientadas para a consulta.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!