Terminal ferroviário da Medway recebe luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente acaba de emitir a Declaração de Impacte Ambiental favorável ao projeto de construção do terminal ferroviário de mercadorias da Medway, que se irá sedear em Lousado.

Em comunicado, o gigante operador logístico acredita que poderá começar as obras ainda no início do terceiro trimestre, "para podermos ter o terminal operacional em 2022". Isso mesmo sublinha o administrador, Carlos Vasconcelos, segundo o qual este é um projecto de "extrema importância quer para a Medway, quer para a região, pois, quando estiver concluído, permitirá aumentar a competitividade da mesma e do transporte ferroviário, potenciando, assim, novos investimentos para a região a norte do Douro e para o concelho de Famalicão".

Em setembro do ano passado, em exclusivo ao Povo Famalicense a Medway espera para breve a declaração de impacte ambiental, de modo que acreditava ainda ser possível ter o terminal ferroviário concluído em setembro deste ano, o que agora remete para o próximo ano.

O terminal de Lousado implicará agora um investimento de 63 milhões, devido a "diversos melhoramentos" que foram sendo introduzidos desde que o projecto foi apresentado em 2018. Trata-se de um terminalferroviário "de última geração, equiparável aos terminais mais modernos do mundo".

Oterminal terá uma área de 220 mil metros quadrados e quatro linhas férreas de 750 metros, incluindo também ligação para contentores refrigerados, área reservada para mercadoria perigosa, espaços para armazenagem e serviços logísticos, parque seguro para camiões, oficinas e vigilância 24 horas.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!