As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão apresentam-se como as principais festas em honra de Santo António do norte do país. Neste período redescobrem-se as tradições populares mais profundas, através dos usos e costumes tradicionais famalicenses. A construção das cascatas Antoninas apresenta-se como um dos ex-libris desta festa popular em honra do padroeiro Santo António. Na cerimónia de abertura das cascatas “os nossos jovens estiveram também presentes e foi com elevada satisfação e orgulho no trabalho que desenvolveram que assistiram a este momento que marca o arranque das Festas Antoninas no nosso concelho”, afirma a direção técnica.
Os jovens da AFPAD mais uma vez quiseram ter uma participação ativa na dinamização deste evento.
Durante algumas semanas e nos vários ateliers da AFPAD, envolvendo os jovens do CACI e do Lar, foram realizadas ações de caráter pedagógico de forma a potenciar nos nossos jovens o conhecimento sobre as Cascatas de Santo António. Nas palavras da direção técnica “Esta aliança entre o lúdico e pedagógico sempre tão presente no nosso plano de atividades visa contribuir para o desenvolvimento e capacitação integral dos nossos jovens e adultos. Ao fornecer-lhes conhecimento estamos a contribuir para que se envolvam, participem e façam parte do processo que está a ser construído por todos”.
Partindo do conhecimento histórico e redescobrindo as tradições deste período festivo os nossos jovens idealizaram, projetaram e construíram a cascata inclusiva da AFPAD, sob o mote “Santo António na AFPAD”.
De destacar o cuidado com o pormenor, em que nada nem ninguém ficou esquecido, os nossos jovens construíram os edifícios/casas da cidade, a Igreja Matriz sem esquecer o coreto, nem o moinho sempre tão presente na região Norte do País. E a tão desejada sardinha, também, marcou presença, assim como a marcha inclusiva e o manjerico! Todas as imagens, os materiais, as cores utilizadas e até a colocação das mesmas foi pensado ao mais ínfimo detalhe o que reflete o espírito de cooperação e colaboração entre todos. Na AFPAD continuamos a privilegiar as tradições sempre em prol do bem estar biopsicossocial dos jovens e o seu reconhecimento na comunidade envolvente.