Francisco Lima vai ser candidato do PS em Joane

O Partido Socialista vai fazer uma aposta forte na vila de Joane nas eleições autárquicas deste ano, preparando-se para apresentar uma lista constituído por várias figuras com “grande aceitação na vila”, à frente da qual deverá estar Francisco Lima, presidente da ACIP - Ave Cooperativa de Solidariedade Social.

Ao que o nosso jornal apurou, o convite que Eduardo Oliveira, líder do PS Famalicão, dirigiu a este técnico e gestor de organizações da economia social foi aceite no fim de semana, a tempo de o também candidato à presidência da Câmara Municipal levar a sua escolha para derrotar o atual presidente da Junta à reunião da Comissão Política Concelhia do seu partido. Este órgão reúne esta terça-feira, e deverá aprovar as listas nas 34 freguesias do concelho.

Segundo uma fonte do PS Famalicão, com Francisco Lima os socialistas estão confiantes em manter uma junta de freguesia que sempre governaram desde as primeiras eleições autárquicas, em 1976. Mesmo num cenário de aparente dificuldade, depois do atual presidente, António José Oliveira, ter decidido recandidatar-se a um terceiro mandato, como independente, com o apoio da coligação PSD/CDS-PP, o nome de Francisco Lima é “trunfo forte” que dá “bastantes garantias”.

“Cada um escolheu o seu caminho e agora o povo irá decidir. O PS está confiante. Não só pela mais-valia que é o cidadão invulgar e o gestor social Francisco Lima, mas também pela qualidade global da lista à assembleia de freguesia e pela presença de outros joanenses nas listas para os órgãos autárquicos do município”, disse-nos a mesma fonte.

Com formação em várias áreas ligadas à gestão de organizações de economia social, Francisco Lima tem 66 anos é natural e vive em Joane. Para além da ACIP, instituição com centros de atividade em Joane e em Lousada, foi fundador de diversas instituições do chamado terceiro sector, entre as quais a ATC - Associação Teatro Construção, a Emergência Infantil "O Berço" e a Cooperativa de Serviços Quality 2 Business, todas na sua terra. Esteve também na fundação da Mais Plural, de Gavião, e da Casa de Repouso “Mãos Solidárias”, de Mogege.

Na reunião da Concelhia socialista desta terça-feira, pelo que nos foi dado saber, será também abordada a elaboração do programa eleitoral e fechada a constituição das listas para a Câmara e Assembleia Municipal. A este nível, há muito que no seio do PS local se comenta a possibilidade de haver uma profunda renovação de equipas. Na Câmara, é quase certo que nenhum dos três vereadores em funções (Nuno Sá, Célia Castro e Vítor Torres Pereira) figurará na lista encabeçada por Eduardo Oliveira.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!