Francisco Lima quer "Unir os joanenses e transformar a vila numa terra de oportunidades"

O Partido Socialista vai bater-se para dotar a Unidade de Saúde Familiar de Joane de “melhores condições a todos os níveis”, porque as atuais instalações, num andar destinado a habitação há muito reconvertido, “já não servem nem para as pessoas nem para os profissionais de saúde”, declarou Eduardo Oliveira, candidato socialista à presidência da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. O também presidente da Concelhia local do PS falava, na noite da última terça-feira, 22 de junho, na apresentação do candidato do seu partido à presidência da Junta de Freguesia de Joane nas eleições autárquicas do próximo Outono.

Trata-se de Francisco Lima, de 66 anos, gestor de organizações de economia social e presidente da ACIP – Ave Cooperativa de Solidariedade Social. Realçando a importância de Famalicão dispor de uma rede de cuidados primários de saúde “de qualidade, com boas infraestruturas e bem equipada”, como “há muito se justifica”, afirmou, dado ser um concelho que “tem de se preparar para o impacto da crise demográfica e de cuidar bem dos seus idosos no pós-pandemia”, os investimentos em saúde são “fundamentais para alavancar a qualidade de vida da nossa comunidade”.

E o PS defende, sublinhou Eduardo Oliveira, que a saúde e a habitação sejam as “grandes prioridades” do próximo mandato camarário, aproveitando as oportunidades abertas com o Plano de Recuperação e Resiliência e o Portugal 2030. “Famalicão deve ter condições para reter os jovens que escolham a sua terra para viver e de lhes proporcionar oportunidades de acesso à habitação, nomeadamente quando estão a pensar em constituir família. Para isso, temos de ter políticas ativas, de base local, que promovam a habitação acessível, a saúde de proximidade e a qualidade vida”, apontou o candidato a presidente da Câmara pelo PS.

Sobre a escolha de Francisco Lima para liderar a lista do seu partido à Assembleia de Freguesia de Joane, o presidente do PS Famalicão disse que se trata de “um humanista” e de um “cidadão exemplar”, que oferece “todas as garantias para vir a ser um excelente presidente de Junta”. Por isso, está esperançado em ver o PS “voltar a vencer em Joane”, tanto mais que, reconheceu, “só ganharemos no concelho se ganharmos em Joane”.

 Francisco Lima apresentou-se o candidato socialista à presidência da Junta de Joane e sublinhou que estava para “unir os joanenses” e “transformar numa terra de oportunidades” a vila onde nasceu há 66 anos. Instado a avançar pelo PS por “muitos amigos” e conterrâneos, decidiu aceitar o convite que os militantes socialistas da vila lhe dirigiram. Porque, justificou, é “um homem com memória” e para “honrar a amizade” que manteve e mantém com quatro históricos do PS de Joane: Raul Azevedo, António Torrinha e Faria Martins, já falecidos, e José Sá, que não pôde estar na sessão por razões de saúde.

“Joane precisa de quem trabalhe pela união dos joanenses e não de quem fomente a desunião, de quem respeite as pessoas e não se deixe enredar em trocas e baldrocas pouco edificantes”, afirmou Francisco Lima,  Na oportunidade, o candidato socialista revelou os nomes de grande parte da equipa que o acompanhará.

A maioria é constituída por jovens em quem o candidato deposita grande confiança. Irá trabalhar com uma “grande equipa”, que irá “colocar as pessoas, a proximidade e a participação na vida da comunidade

no topo da agenda autárquica local".

Depois, um a um, surgiram no palco os candidatos Paula Campos, Margarida Oliveira, Joana Oliveira, Cláudia Ferreira, Raquel Machado, Vera Fernandes, Agostinho Sérgio, Agostinho Freitas, Rui Silva, Tiago Machado, Jorge Guerreiro, Francisco Oliveira, João Machado, Rui Pereira, João Paulo e José Nuno. Na sessão, a que assistiu o mandatário concelhio da candidatura autárquica do PS, Agostinho Fernandes Tiago Ferreira, líder do Núcleo da JS de Joane, que expressou o apoio dos jovens socialistas a Francisco Lima e à candidatura do PS.

A candidatura autárquica socialista continuará, no fim de semana, o périplo de apresentações dos seus cabeças de lista às juntas de freguesia. Na sexta-feira, dia 25, promoverá as apresentações de António Silva à União de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, às 18 horas, e de José Luís Barbosa a Nine, às 21,30 horas. Será, respetivamente, no Museu da Indústria Têxtil, em Calendário, e na Escola Básica de Nine, ambas com a participação de Eduardo Oliveira.

No sábado, o candidato à presidência da Câmara pelo PS vai estar em Delães, às 18,30 horas, e em Riba de Ave, às 21 horas, participando nas sessões de apresentação dos cabeças de lista do seu partido às respetivas assembleias de freguesia: Filipe Cunha e Cláudia Araújo. No domingo, a caravana socialista passará por Mogege, às 18 horas, onde na Praça de Santa Marinha decorrerá a apresentação de Sérgio Costa como candidato a presidente da Junta local

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!