Famalicão e Trofa unem-se para recuperar e valorizar margens do Rio Ave

Protocolo de Colaboração é assinado amanhã, quinta-feira, dia 12 de agosto, no parque das Azenhas, na Trofa.

A minuta do protocolo de cooperação a celebrar entre os dois municipios foi aprovada na reunião ordinária da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão da semana passada, a 4 de agosto, e refere a importância do Rio Ave como “elemento natural que delimita, mas que simultaneamente une os dois concelhos vizinhos”.

Assumindo-se como elemento principal da paisagem e da biodiversidade e considerando o enorme potencial ambiental, patrimonial e turistico do Rio Ave, o protocolo prevê a realização de estudos técnicos, envolvendo ainda o objetivo de lançar uma candidatura a fundos comunitários. “Há um exepetativa de um contexto comunitário futuro de apoios financeiros para intervenções ribeirinhas, mas para isso é preciso estudos, projetos e que haja percurso feito”, afirma, a propósito o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Paulo Cunha.

A colaboração tem, assim, como objetivo a recuperação patrimonial, onde se incluem açudes, azenhas, moinhos e atravessamentos, mas também objetivos de natureza ambiental, turística e de preservação da memória identitária. Além da recuperação do património está a ser equacionada a hipótese de construção de pontes pedonais.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!