"Gerações" dá prioridade ao envelhecimento saudável

João Brito, um idoso que frequenta o Clube Sénior da Associação Gerações, é um exemplo vivo para todos aqueles que apostam no envelhecimento ativo, saudável e sustentável.

Prestes a fazer 87 anos de idade, é o sénior mais idoso da Gerações, dividindo o seu tempo por entre as atividades de informática, inglês, yoga, treino da memória e smartfhone, transformando a sua vida numa correria diária que, com muito otimismo e bonomia, diz que “só lhe faz bem”.

João Brito é utente da Associação Gerações desde o mês de outubro de 2019. Começou com a dança e depois embrenhou-se no inglês, na informática e no uso do smartfhone, sempre recetivo e empenhado em novas aprendizagens ao logo da vida, vivendo com intensidade um dos lemas da Associação Gerações que diz que “vivemos a aprender e morremos sem saber”. Hoje, João Brito é um “mestre” nestas áreas do saber e da técnica.

De trato afável e carinhoso, o João Brito é um exemplo para todos, entregando-se com entusiasmo a todas as atividades que o tornam mais forte, resistente, saudável e culto.

Muito longe dos quase 87 anos de João Brito, estão 11 seniores com 71 anos, 10 com 72, doze com 73, 4 com 74, 8 com 75, 8 com 76, 2 com 77, 2 com 78, 1 com 79, 2 com 80, 1 com 83 e 1 com 84, todos partilhando a ambição “de dar vida aos anos”, sendo melhores cidadãos, cidadãos mais intervenientes, capazes e detentores de novos saberes que os ajudam sempre a encarar a vida de uma maneira mais positiva e criativa.

As atividades do Clube Sénior da Associação Gerações são frequentadas este ano é por 138 seniores, um motivo de orgulho e de satisfação para a instituição que verifica que, em cada ano que passa, a causa maior do envelhecimento ativo tem mais impato na sociedade famalicense.

Foi há uma década que a Associação Gerações decidiu avançar no seu Centro Comunitário, com o serviço do Clube Sénior, com o objetivo de “Dar Vida aos Anos” aos seniores de Vila Nova de Famalicão e responder a um grupo populacional que, até à data, não contava com uma resposta social adequada. É, por isso, pioneira em Portugal, neste domínio da ação social.

O Centro Comunitário da Associação Gerações, através do Clube Sénior, desenvolve no ano presente (e ao longo dos últimos 10 anos), atividades semanais regulares, com horário definido, que integram sessões educação para a saúde, através de ações de sensibilização, prevenção e diagnóstico, com o necessário encaminhamento para respostas e serviços complementares adequados e em articulação com centros de investigação, como é o caso da Universidade do Minho. São ainda dinamizadas atividades e iniciativas de educação e promoção da saúde e bem-estar emocional; atividades de prevenção, diagnóstico e acompanhamento no âmbito das demências e do treino da memória; atividades físicas e de desenvolvimento psicomotor, nomeadamente ginástica, treino de equilíbrio e marcha, aprender a andar de bicicleta, fisioterapia, correção postural/raquialgias, danças tradicionais, pilates e meditação; atividades de educação e sensibilização artística, através do canto, dança, artes com agulhas e artes plásticas; atividades no âmbito das tecnologias de informação e comunicação, como por exemplo, fotografia, informática, smartphone e outras iniciativas no âmbito da educação não formal ao longo da vida.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!