Gerações recria a tradição do “pão por Deus” na semana do Halloween

A Associação Gerações, através das crianças que frequentam o Centro Educativo da instituição, recriou a tradição famalicense e portuguesa do “Pão por Deus”, integrando esta atividade no “Dia de Todos os Santos” e na festa do “Halloween”.

Depois de confecionarem os “queques” do “Pão por Deus”, as crianças, respeitando todas as normas de segurança, foram oferecê-los a alguns dos seniores que frequentam o Clube Sénior, acompanhando o seu gesto com uma poesia que encheu de alegria os mais velhos. “Seniores como estão?/Vimos abrir o coração/Muitas saudades vossas temos/Que nem os queques comemos”, declamaram.

Esta iniciativa insere-se num projeto mais vasto, com o nome “Longe da vista, mas perto do coração” que a associação está a desenvolver no âmbito das ações dedicadas à intergeracionalidade, com troca de saberes e de experiências entre os mais velhos e os mais novos.

Também neste período festivo, a Associação Gerações, através da sua Diretora Técnica e Pedagógica, Daniela Silva, convidou todas as famílias para participarem no concurso de pais e filhos, promovido pela instituição, a fim de celebrarem de forma criativa o Halloween, através de uma atividade lúdica e divertida que consistiu na confeção de uma escultura de abóbora.

Os pais e as crianças que participaram no concurso, reuniram-se entre o dia 31 de outubro e 1 de novembro, decidindo o que iam fazer, dando asas à sua imaginação.

Depois de recolherem todos os materiais e recursos de que necessitavam, onde não podia faltar uma abóbora, puseram mãos à obra e na “massa” para construir a escultura de abóbora mais criativa de todas. A Gerações não deixou de chamar a atenção de todos de que é preciso reciclar e reutilizar o mais possível os materiais disponíveis.

Em simultâneo com a entrega dos filhos no dia 2 de novembro, os pais entregaram também a sua escultura de abóbora que a instituição expôs nos espaços exteriores, sendo depois votadas por todos os participantes que selecionaram assim a melhor escultura, num total de mais de cinquenta “obras de arte”. No dia 4 de novembro foram anunciados os vencedores e entregues os prémios aos três trabalhos mais votados.

A Associação Gerações não deixou de sugerir aos pais que, no caso das crianças mais pequeninas, aproveitassem a oportunidade para a exploração sensorial do recheio da abóbora, deixando que os bebés e os mais pequeninos possam mexer e explorar com todos os seus sentidos este recheio, sugerindo também que o mesmo podia ser aproveitado para fazer uma compota deliciosa.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!