PSD assinala 20 anos de coligação "Mais Ação, Mais Famalicão"

Assinalam-se hoje 20 anos que a Coligação "Mais Ação, Mais Famalicão" assumiu a governação do concelho de Vila Nova de Famalicão. A concelhia do PSD não deixa passar a data em claro lembrando, em nota de imprensa, que foi Armindo Costa o primeiro protagonista do acordo eleitoral entre PSD e CDS-PP para liderar os destinos do concelho, anunciando "um grande projeto para Famalicão". Foi um "compromisso com os famalicenses" - assinatura do programa eleitoral então sufragado pelos famalicenses -, que perdura até aos dias de hoje, atravessando três presidentes de câmara vencedores.

A Armindo Costa, que foi presidente de Câmara durante três mandatos, até 2013, sucederam Paulo Cunha (2013-2021) e Mário Passos, recentemente eleito. Mas o compromisso mantém-se: o interesse maior de Famalicão e dos famalicenses, assente numa coligação que sempre demonstrou ser fácil chegar a entendimentos políticos.

O acordo de coligação, assinado em 2001 por Fernando Costa e Durval Tiago Ferreira, enquanto presidentes das Comissões Políticas do PSD e CDS, respetivamente, e renovado pelas diferentes direções concelhias que se seguiram, originando a repetição da coligação para as eleições autárquicas realizadas, demonstra, duas décadas depois, ser uma estratégia vencedora e que teve Álvaro Oliveira como principal timoneiro quando, em 1997, assinou o primeiro acordo de coligação.

"Em 16 de dezembro de 2001, os famalicenses votaram na mudança, na responsabilidade, no rigor, na transparência, na dedicação e na capacidade de trabalho. Votaram num grande projeto para um grande concelho, liderado pelo arquiteto Armindo Costa, que teve como grande prioridade responder às necessidades básicas e aos legítimos anseios dos famalicenses e fazer de Vila Nova de Famalicão um dos municípios mais desenvolvidos do país", afirma o atual Presidente da Comissão Política, eleito no passado dia 4 dezembro, com uma votação recorde.

Fernando Costa é eloquente na hora de um balanço: "Fruto de um trabalho intenso, mas estimulante, Famalicão é hoje um concelho moderno e vanguardista e reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas medidas e políticas em várias áreas da gestão municipal. Estamos orgulhosos do passado e ainda mais motivados para o futuro".

São também duas décadas de obras emblemáticas e estruturantes, nas freguesias, nos transportes e acessibilidades, na educação, no ambiente, na saúde, no desporto. Mas igualmente marcantes ao nível de políticas sociais, de fomento do bem-estar de todos os famalicenses, e económicas, que galvanizaram as empresas e indústrias do concelho e fomentaram a criação de emprego.

Destacam-se dois momentos da governação de Armindo Costa: a medida de oferta dos manuais escolares aos alunos do 1º ciclo, pelo seu pioneirismo e porque fez escola no país, que hoje é uma realidade em todo o território nacional, mas na altura foi uma decisão inovadora e precursora; e a construção do Parque da Devesa, ex-libris da região e a verdadeira bandeira das políticas em prol do ambiente que norteiam a coligação.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!