Famalicão já acolheu cerca de 30 refugiados ucranianos

Vila Nova de Famalicão já recebeu cerca de 30 refugiados ucranianos, fundamentalmente mulheres, adolescentes e crianças com familiares radicados no concelho. A novidade foi avança esta manhã pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, à margem da reunião do executivo em que foram deliberadas medidas de apoio imediato a essas pessoas, e que passam, nomeadamente, ao apoio financeiro à subsistência.

Hoje mesmo, ao final da manhã, terão sido acolhidos em Famalicão os mais recentes cidadãos ucranianos trazidos da fronteita da Polónia, para onde fugiram da invasão russa ao seu país.

Para além daquela ajuda mais imediata para os casos de mais fragilidades económica e social, o município está empenhado noutras frentes, de acordo com o edil. Está a ser preparado o acolhimento das crianças e jovens, recorrendo a professores que falem ucraniano e português, de modo a assegurar uma fase de transição para o sistema formal de ensino. Para além disso, estão a ser preparadas instalações para acomodação dos refugiados sem retaguarda familiar no concelho, e feitos levantamentos nas necessidades de emprego, para que possam, querendo permanecer, resinserir-se profissionalmente.

Entretanto, os instrumentos de apoio social municipais estão disponíveis para candidatura imediata, uma medida que cria uma excepção, atendendo a que, nos termos regulamentares habituais, só são elegíveis os cidadãos radicados no concelho há pelo menos dois anos.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!