Fab Lab é mais uma peça do “puzzle” da capacitação do território

O Fab Lab - Centro Maker, o novo espaço dedicado à criação, experimentação e inovação em Vila Nova de Famalicão, é mais uma peça de um "puzzle" de centros tecnológicos e de investigação ao serviço da capacitação do território e das suas empresas.

Isso mesmo assegurou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, na inauguração da valência, assinalada esta quinta-feira. Instalado no campus da Universidade Lusíada, parceira do projecto que fica responsável pela operacionalidade dos recursos tecnológicos, o Fab Lab irá integrar a rede de espaços de investigação e inovação concelhios, onde já gravitam espaços como o Citeve, o CeNTI ou o Tecmeat.

De acordo com o edil, o objectivo é puxar pelas potencialidades de um território ao qual é já reconhecido um ADN empreendedor, apostando em tecnologia de ponta. “O nosso território será cada vez mais ganhador, porque cada vez mais capaz e potencialidades”, disse a propósito.

Já o Reitor da Universidade Lusíada, Afonso Oliveira Martins, adianta que os laboratórios deste Fab Lab “estão donatos de tecnologia de ponta”, e é resultado de uma “parceria virtuosa” com o município. Sublinha que a valência é paradigma de uma “orientação estratégica que a universidade adoptou há muito tempo”, colocando o saber das universidades ao serviço dos agentes do território.

O laboratório de experimentação, prototipagem rápida e fabricação digital, oferece oportunidades de materialização de ideias, protótipos e conceitos para empreendedores, startups, micro e pequenas empresas, instituições de ensino e estudantes do concelho.  

Estimular a criatividade e a inovação; disponibilizar à comunidade um espaço de partilha de conhecimentos, ideias e projetos e permitir o acesso a ferramentas e equipamentos tecnológicos para o desenvolvimento de ideias de negócio e/ou projetos, desde a sua conceção e prototipagem até ao teste e adaptação às necessidades do mercado e sua posterior aceleração e lançamento no mercado nacional e internacional são os grandes objetivos do Fab Lab.

Conta para o efeito com equipamentos como uma máquina de corte a laser, uma impressora 3D, uma fresadora, uma máquina de circuito interno e uma máquina de soldar. O investimento foi assegurado pelo município, totalizando 60 mil euros.

O espaço resulta do projeto POCTEP – Empreende Makers, do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo baseada em centros de prototipagem rápida e produção digital da Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, denominados de Espaços Maker/FabLab (Fabrication Laboratory).

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!