ASAE apreende 3,1 toneladas de alimentos impróprios para consumo em Famalicão, Vila Verde e Braga

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desencadeou uma operação de fiscalização direcionada a entrepostos frigoríficos, localizados em vários concelho, nomeadamente, Vila Nova de Famalicão, tendo procedido à apreensão de 33,3 toneladas de géneros alimentícios de origem animal (produtos cárneos e bacalhau), "por incumprimento dos requisitos gerais e específicos de higiene, falta de número de controlo veterinário (NCV) atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e falta de licenciamento". O valor total da apreensão ascendeu a 93 mil euros.

Em comunicado, a ASAE adianta que "após a realização de perícia aos produtos apreendidos, foram considerados impróprios para consumo cerca de 3,1 toneladas daqueles géneros alimentícios, apresentando-se a maioria anormais avariados, data de durabilidade mínima e data de limite de consumo ultrapassada bem como falta de requisitos e rastreabilidade dos produtos, pelo que foram encaminhados para processamento em Unidade de Transformação de Subprodutos". Foi ainda determinada "a suspensão dos estabelecimentos de comércio por grosso e de armazenagem de géneros alimentícios de origem animal".

A ASAE compromete-se a continuar "a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores".

Os outros dois concelhos visados na operação que passou por Vila Nova de Famalicão são Vila Verde e Braga.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!