Município é “locomotiva de desenvolvimento sustentável”

O concelho de Vila Nova de Famalicão é "locomotiva de desenvolvimento sustentável quer da região do Ave, quer da região do Norte e do próprio país”. A afirmação é do professor Ricardo Reis, do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa (CESOP-Local), e foi expressa aquando a apresentação do ‘Índice de Sustentabilidade Municipal 2022’, que aconteceu na passada segunda-feira, nos Paços do Concelho.

O concelho famalicenses atingiu uma pontuação global de 69,3, no índice, acima da média nacional (63,8) e da região Norte (63,6). Esta pontuação significa que o concelho já cumpriu quase 70% do caminho para o desenvolvimento sustentável, de acordo com os dados obtidos através dos 133 indicadores que compõem o relatório. 

Segundo Ricardo Reis, a evolução de Vila Nova de Famalicão tem sido de “crescimento estável positivo e sempre acima da média nacional”, com destaque para “um crescimento mais acentuado e uma melhoria sobretudo na questão social” e um alto desempenho na área da Educação. 

“É mais um exercício de transparência do Município” destacou o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, mencionando que “este estudo apresenta resultados muito positivos, relativamente ao nosso concelho”. “São resultados que registo com um enorme apreço e satisfação, mas (…) queremos continuar a evoluir no sentido de uma coesão social e ambiental cada vez mais sólida e contribuir também cada vez mais para as metas nacionais” referiu o edil, assumindo que “estes índices são ferramentas de trabalho muito importantes para entender onde estamos e como estamos, e, com base nessa informação, definir e ajustar as políticas públicas”. 

Refira-se que os indicadores utilizados no relatório representam as metas previstas na Agenda 2030, um plano de ação global que reúne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme a resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), ‘Transformar o nosso mundo: Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável’, aprovada por unanimidade por 193 Estados-Membros, numa cimeira realizada na sede da ONU, em Nova Iorque (EUA), a 25 de setembro de 2015, que vigora desde 2016, até 2030.

O ‘Índice de Sustentabilidade Municipal’ evidencia o grau de cumprimento dos ODS em Vila Nova de Famalicão e foi elaborado pelo CESOP-Local, em parceria com a autarquia famalicense, e está disponível para consulta na página https://www.famalicao.pt/edicoes-digitais e https://issuu.com/municipiodefamalicao/docs/relat_ism2022_vnf .

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!