Árvore de Natal com História: centenas na inauguração

O mau tempo que se fazia sentir na passada terça-feira não estragou a festa de inauguração da árvore de Natal com História. Centenas de pessoas quiseram estar presentes na homenagem que a Associação de Pais da EB de Riba de Ave (APAJIEARA) prestou à indústria têxtil quando decidiu construir uma árvore de Natal com mais de 3 mil cones de linhas.

Para além dos alunos e seus familiares, professores, assistentes operacionais, direção do Agrupamento de Escolas de Pedome e Associação de Pais, estiveram também na escola de Riba de Ave o coordenador do Projeto Cultural de Escola e Carlos Silva, do Projeto das Artes/Projeto Cultural de Escola.

O momento foi abrilhantado com um momento musical a cargo dos alunos do pré-escolar, 3º e 4º anos e uma dramatização sobre a importância da indústria têxtil na região e a urgência de reutilizar materiais para benefício do ambiente, ou não fosse aquela escola uma Eco_Escola.

A coordenadora do estabelecimento de ensino ribadavense, Maria Carmo Pinto, visivelmente emocionada com a adesão de tantas pessoas, agradeceu a todos todo o empenho e aproveitou o momento para desejar Boas Festas.

Também a presidente da APAJIEARA, Joana Guimarães, confessou que “é com orgulho que vê este reconhecimento pelo património local”. E lembrou as 20 pessoas que, durante 12 horas, estiveram envolvidas naquela criação.  “Os elementos da  Associação de Pais e os Representantes das nossas turmas decidiram meter “mãos à obra” e num destes sábados, deixaram o conforto da sua casa, e vieram para a escola, montar esta gigantesca árvore.”

Os alunos estavam encantados com as cores e o brilho da árvore e, juntamente com as famílias, quiseram tirar fotografias junto daquele pedaço de História.

“Desta vez a Associação de Pais teve uma ideia genial e pensou no património local da nossa vila, que tem um passado ligado à indústria têxtil e que teve e ainda tem um papel importante no desenvolvimento da nossa região, desde o século XIX. Ainda nos dias de hoje, o património local da nossa vila está diretamente ligado à indústria têxtil”, contou Fausto Almeida, aluno do 4º ano, que tinha a lição bem estudada.

Também Ana Teresa Costa quis contar que “foram os pais de todos os meninos, da nossa escola, que trouxeram  os cones para montar a árvore e para levarem para casa para os decorarem com a família para fazer a exposição dos cones com motivos de Natal”. E acrescentou que em todas as famílias dos alunos da EB de Riba de Ave , deve haver alguém - bisavós, avós, tios, pais - que estiveram ou ainda estão ligados à indústria têxtil. “Alguns deles dedicaram uma vida, ao serviço desta indústria, e esta árvore foi construída a pensar nessas pessoas”, concluiu.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!