CDU reage de forma contida ao anúncio de manutenção da Maternidade em Famalicão

A CDU reage com regozijo moderado à anunciada decisão de manter a maternidade de Vila Nova de Famalicão em funcionamento, assumida na passada semana pela direcção executivo do Serviço Nacional de Saúde.

Em comunicado, a coordenadora concelhia está convicta de que a "mobilização" em torno da possibilidade de encerramento, para a qual contribuiu activamente com a realização de uma Tribuna Pública, "foi determinante para condicionar as opções do Governo nesta matéria", mas assume que "os termos utilizados no anúncio da decisão induzem à interpretação que o Governo de maioria absoluta do PS pode estar mais empenhado em procurar pretextos para um possível encerramento no futuro a médio-prazo do que em reforçar a capacidade do SNS", considerando mesmo que "não é aceitável que o funcionamento da Maternidade fique apenas assumido por um prazo de um ano, ficando a depender de investimentos em instalações e profissionais".

A CDU sublinha, a propósito, que "compete em primeiro lugar ao Governo criar as condições para que o investimento público aconteça sempre que necessário", acrescentando que "se o reforço de meios é preciso, sendo que isso não justifica a admissão de encerramento, então o Governo que proceda em conformidade invés de aligeirar responsabilidades". De resto, põe a nu os argumentos "contraditórios" invocados para admitir encerramentos na rede de maternidades, referindo que "vão mudando conforme as circunstâncias". E expõe: "antes, era no número insuficiente de nascimentos, agora, as condições das instalações e os meios técnicos e operacionais. Cabe perguntar, o que mais irá “descobrir”?".

Atenta a este e outros problemas do SNS, a CDU adianta que irá requerere a audição do ministro da Saúde, com "urgência", na Assembleia da República.

Termina reiterando que "a Maternidade do Centro Hospitalar Vale do Ave é um serviço público fundamental", e que continuará "a intervir no sentido da sua defesa, apelando à mobilização dos utentes e da população".

--

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!