Semana Santa é uma “referência cultural e turística”

De 25 de março a 15 de abril, terá lugar a Semana Santa de Famalicão, uma iniciativa que o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, já identifica como sendo “um evento de referência cultural e  turística” do território. A programação deste ano foi apresentada ontem à tarde, nos Paços do Concelho, e serão três semanas repletas de atividades religiosas e culturais para celebrar a época quaresmal em clima de festa e em comunidade. 

Subordinada ao tema ‘Viver a Semana Santa/Páscoa 2023 é em Vila Nova de Famalicão’, as solenidades da Semana Santa de Famalicão, cuja organização está a cargo da Confraria das Santas Chagas, que para o efeito conta com o apoio da Câmara Municipal e da Paróquia de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, bem como de empresas e associações locais, arrancam com uma das novidades deste ano: a ‘1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão’, um périplo pelo património religioso e cultural, que acontece logo no sábado, dia 25 de março, com inscrição obrigatória e gratuita, na Casa da Cultura, Posto de Turismo e Paróquia de Santo Adrião até dia 24 de março.

Outra das novidades deste ano, será o 1.º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa, inserido no certame Páscoa Doce, que decorre no fim-de-semana do Domingo de Ramos (dias 1 e 2 de abril), na Praça D. Maria II, um evento desenvolvido em parceria com a ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão.

Para além destas iniciativas, haverá a Via Sacra Jovem (31 de março), a Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de abril), a 2.º edição do Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de abril), a animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de abril), a recriação da ‘Última Ceia’ (6 de abril), a Procissão do Senhor da Cana Verde - ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de abril), a celebração da Paixão do Senhor (7 de abril), a procissão do Enterro do Senhor  (7 de abril) e a Solene Vigília Pascal (8 de abril). 

A preceito do ano passado, a Casa das Artes também se alia a esta programação com um concerto de Páscoa, ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 - 2007), uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa, que conta com a participação do coro da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Academia de Música de Costa Cabral, no dia 2 de abril, pelas 18h30, na Igreja Matriz Nova. Além do concerto, também haverá o Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que inclui a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de abril, no pequeno auditório do teatro municipal.

A programação fecha com um concerto de Páscoa no dia 15 de abril, pelas 21h30, protagonizado pela ARTAVE/CCM CCM - Centro de Cultura Musical na Igreja Matriz Nova.

O coordenador da Confraria das Santas Chagas, José Pedro Sousa, que não deixou de mencionar o importante apoio dado pela autarquia, destacou que esta programação “em nada é inferior a outros eventos (da mesma índole) da região. Primamos pela diferença e pela qualidade (…) temos feito um enorme esforço de abrir caminhos de futuro, procurando fazer sempre mais e melhor”.

“A quaresma é uma experiência, é uma vivência, que não pode ser apenas pessoal, mas que também tem que traduzir-se no comunitário” destaca o Arcipreste de Vila Nova de Famalicão, Pe. Francisco Carreira,  louvando as inúmeras iniciativas previstas na Semana Santa de Famalicão, que vê como um diálogo entre a Igreja, as instituições culturais e a comunidade.

De destacar que a Semana Santa de Famalicão “representa o arranque de uma programação regular no centro da cidade”, que terá lugar “todos os fins-de-semana, até ao final do ano”,explica Mário Passos, destacando a ideia de “dar motivos renovados para as pessoas se deslocarem ao Centro Urbano”.

A programação completa da Semana Santa de Famalicão está disponível para consulta em www.famalicao.pt/semana-santa---pascoa-2023 .

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!