Recolha de biorresíduos avança em 1.250 residências da cidade

O dia 24 de abril marca o arranque do projeto piloto de recolha de resíduos orgânicos. Nesta primeira fase apenas 1250 residências da zona central da cidade serão abrangidas, através de um circuito de recolha dos biorresíduos a ocorrer às segundas e quintas.

Até lá está a decorrer uma campanha de sensibilização porta a porta com a explicação do projeto e da sua importância e a oferta do contentor para a deposição dos biorresíduos. O objetivo passa por capacitar e incentivar a comunidade para a separação dos biorresíduos, que deixam de ser depositados em aterro sanitário e passam a ser valorizados e transformados num composto orgânico que pode ser utilizado para enriquecer solos e culturas.

O arranque da campanha “Vamos Tratar do Resto” foi sinalizado esta quinta-feira pelo presidente da autarquia, Mário Passos, que assume a ambição de "transformação de Famalicão num eco território". Essa é uma tarefa, sublinha, que "depende de todos e os famalicenses já demonstraram que estão sensíveis e alertas para as questões ambientais", razão pela qual acredita que o sucesso será alcançado.

Mário Passos, que na manhã da passada quinta-feira se fez acompanhar pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira, disse ainda que a autarquia pretender aumentar a área de abrangência do projeto, alargando-o a todo o concelho, depois desta fase de teste e de monitorização que decorrerá até setembro.

Para além da recolha, refira-se que a autarquia quer também impulsionar a compostagem doméstica e a compostagem comunitária, que permitam a reciclagem na origem de biorresíduos gerados pela comunidade.

É nesse sentido que vão decorrer as oficinas “Educar para separar e aprender a compostar”, onde serão transmitidos todos os conhecimentos necessários para se proceder a um processo de compostagem, com a oferta de compostores a todos os participantes.

Os interessados deverão fazer uma inscrição prévia através do email gsambiental@famalicao.pt. As  oficinas de compostagem irão decorrer nos seguintes locais e datas: Escola Básica D. Maria II (20 de abril), Escola Básica de Pedome (2 de maio), Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (3 de maio), Escola Secundária Camilo Castelo Branco (4 de maio), Escola Básica de Ribeirão (5 de maio), Escola Secundária D. Sancho I (8 de maio), Escola Básica de Outiz (10 de maio), entre as 17h00 e as 19h00, e na Junta de Freguesia de Joane (6 de maio) e Junta de Freguesia de Ribeirão (13 de maio) entre as 10h00 e as 12h00. Será ainda dinamizada uma oficina de Vermicompostagem que irá ocorrer no dia 20 de maio, das 10h00 às 12h00, nos Serviços Educativos do Parque da Devesa.

Recorde-se que a Diretiva (UE) 2018/851 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de Maio de 2018, estabelece a obrigatoriedade dos Estados Membros assegurarem, até 31 de dezembro de 2023, que os biorresíduos sejam separados e reciclados na origem ou recolhidos seletivamente.

Em 2020, o município iniciou a recolha seletiva de biorresíduos nas cozinhas e cantinas do setor HORECA, em cerca de 50 estabelecimentos.

Mais informações sobre o projeto através dos serviços municipais de Ambiente, no número 252 320 970.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!