Maior orçamento de sempre para “as melhores Festas Antoninas de sempre”

As primeiras Festas Antoninas, desde que foram declaradas Património Imaterial de Portugal (em dezembro do ano passado), prometem ser um momento de exaltação da cultura popular local, e um cartão de visita para o concelho de Vila Nova de Famalicão. A edição de 2023, que vai decorrer de 7 a 13 de junho, mais dois dias do que em 2022, partem de um orçamento superior a 698 mil euros, apostadas num cartaz mais atractivo, e que irá trazer à cidade nomes sonantes do panorama musical nacional, como os Xutos e Pontapés, ou Maninho e T- Tex.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, espera que aquela que é uma das maiores romarias do país possam ser “as melhores festas de sempre”, através de um “belíssimo cartaz”, capaz de atrair famalicenses e visitantes.

De acordo com o edil famalicense, a aumento substancial do orçamento – que passa dos 468 para os 698 mil euros visa precisamente compatibilizar as festas com o novo estatuto, de Património Imaterial de Portugal. Para além de um cartaz mais atractivo, o programa conta também com mais dois dias de iniciativas, argumentos que, cruzados com o aumento do apoio às colectividades que participam nas marchas, e com o agravamento de preços generalizado de serviços e bens, se conjugam para um acréscimo de 230 mil euros no orçamento das festas.

Mário Passos acredita que estão reunidas as condições para “as melhores Festas Antoninas de sempre”, que pela primeira vez também beneficiarão de um centro urbano reabilitado, já que na edição do ano transacto as obras não estavam ainda totalmente concluídas.

As Festas Antoninas arrancam a 7 de junho, uma quarta-feira, véspera de feriado, e desde logo com o concerto dos Xutos e Pontapés, às 22h00, na Praça Dona Maria II.

O destaque programático do dia 9 é a actuação de um outro nome sonante da música, Maninho, que sobre ao palco às 22h00, na Praça Dona Maria II. Nesse mesmo dia, mas á tarde, as ruas da cidade dão lugar ao tradicional desfile das Marchas Antoninas Infantis, a partir das 14h30, com saída na avenida 25 de Abril.

O feriado de 10 de junho tem em evidência o Desfile Etnográfico, que irá povoar diferentes palcos, a partir das 15h30 (Praceta Cupertino de Miranda, Praça Dona Maria II e Mercado). Destaque ainda para o concerto de T-Rex, pelas 22h00 na Praça Dona Maria II, no dia em que se retoma o arraial Toninho’s, a decorrer entre a meia noite e as quatro da manhã.

O programa prossegue para 12 de junho com a grande noite das Marchas Antoninas, a partir das 21h00, com o percurso a ser o dos últimos anos, entre a avenida de França e os Paços do Concelho.

Subordinadas ao tema “Gentes da Lavoyra”, as marchas contarão com oito propostas: a Fraternidade Nun’Alvres de Vale São Cosme, a Casa do Povo de Ruivães, a LACS - Associação Cultural S. Salvador da Lagoa, a União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz (Associação Team Baia), a Associação Recreativa e Cultural de Antas, a Associação Cultural e Desportiva de S. Martinho de Brufe, a Associação Recreativa e Cultural Flor do Monte – Carreira, e a Associação Cultural e Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave.

O dia termina com as tradicionais Fogueiras de Santo António.

O dia 13 é tradicionalmente marcado pelas solenidades religiosas. A missa terá lugar às 10h30 na Praceta Cupertino de Miranda, seguindo-se a distribuição do Pão de Santo António às 12h00. A Procissão em honra do padroeiro sai às 17h00 com percurso habitual.

A edição 2023 termina com a habitual sessão de fogo de artifício, no anfiteatro do Parque da Devesa.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!