Experiência de peregrino partilhada na Fundação Cupertino de Miranda

Livro e documentário sobre os Caminhos de Santiago.  

O Realizador Pedro Gil de Vasconcelos estará em Famalicão nesta quinta-feira, à noite, para apresentar a sua primeira obra literária.

O autor e cineasta Pedro Gil de Vasconcelos estará em Vila Nova de Famalicão na noite desta quinta-feira, 20 de julho, para apresentar o seu primeiro livro, intitulado “Caminhos que Faço Meus”, lançado recentemente pelo Ego Editora.

O evento, organizado pela associação famalicense Casa da Memória Viva, decorrerá no auditório da Fundação Cupertino de Miranda, às 21,15 horas, e será antecedido da projeção do documentário “O Meu Caminho”, estreado em 2022 além-fronteiras e apresentado em Portugal pela primeira vez na última edição do Fantasporto, no final de fevereiro passado. O filme foi já exibido em 19 festivais internacionais de cinema, tendo sido premiado em sete deles (Munique, Toronto, Timpu, Seul, Madrid, Tabriz e Rio de Janeiro). Recebeu três menções honrosas (Japão, Tóquio e Roma) e foi semifinalista nos certames de Melbourne e no “Cosmopolitan”, no Japão.

Quer no documentário quer no livro, a narrativa resulta da vivência de Pedro Gil de Vasconcelos como peregrino e assumido adepto da “experiência fascinante” que é, para ele, fazer os Caminhos de Santiago nas suas diferentes rotas. Até ao momento, “já fiz 13 vezes os caminhos, que percorri através de sete rotas diferentes, pelo menos, por percursos que nunca foram exatamente iguais. Mas, sempre como peregrino e pelos caminhos histórica e culturalmente validados”, salienta este antigo jornalista da RTP.

Produzido com parcos recursos técnicos durante a única incursão do realizador pelo Caminho de Santiago da Geira e dos Arrieiros, até agora, o filme tem impressionado os jurados dos festivais em que tem sido exibido, sobretudo, pelo “interesse da narrativa e pelo impacto paisagístico” desta variante do caminho, que liga Braga a Santiago de Compostela, através da serra do Gerês.

Quanto ao livro “Caminhos que Faço Meus”, o autor leva-nos de Oviedo a Santiago de Compostela, com paragens em quatro continentes e no Porto, sua cidade natal. Sendo um “livro de viagem” sobre o Caminho Primitivo de Santiago de Compostela, acaba por resultar num livro de muitas viagens, dados os pormenores e pequenas histórias sobre o universo Compostelano com que Pedro Gil de Vasconcelos vai polvilhando a sua obra de estreia.

A apresentação do livro em Famalicão tem lugar cinco dias antes de em cinco freguesias do concelho, cumprindo-se a tradição, se evocar a figura de São Tiago Maior, um dos 12 discípulos de Jesus Cristo. A maior e mais concorrida dessas festividades populares costuma ser a romaria com que Cruz honra o Senhor dos Aflitos e o padroeiro da freguesia, Santiago, mas historicamente também em Outiz, Carreira Castelões e Antas celebram o dia do calendário gregoriano que o mundo cristão dedica a São Tiago.

Esta iniciativa da Casa da Memória Viva – Associação Cívica Famalicense conta com o apoio da Fundação Cupertino de Miranda e da Fontenova Livraria.

 

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!