Vereadores socialistas votam contra escultura de 90.000 euros e sublinham importância de reforçar condições de trabalho e equipamentos
O Partido Socialista (PS) de Vila Nova de Famalicão defendeu, na última reunião de Câmara, que a melhor forma de homenagear os bombeiros do concelho é através do reforço das suas condições de trabalho, da melhoria dos equipamentos e do apoio direto às famílias. Nesse sentido, os vereadores socialistas votaram contra a proposta de investimento de 90.000 euros numa escultura numa rotunda do concelho.
“Somos os primeiros a reconhecer, agradecer e valorizar o trabalho extraordinário que os nossos bombeiros prestam todos os dias na defesa de todos nós. Eles sabem que podem contar connosco. Já o demonstrámos no passado, nomeadamente através da angariação de apoios financeiros para os apoiar”, afirma Eduardo Oliveira, presidente da Comissão Política do PS de Vila Nova de Famalicão.
Precisamente por reconhecer a importância das associações humanitárias de bombeiros, o PS votou contra a proposta apresentada, sublinhando que esta posição não é contra a homenagem nem contra a instituição em causa, mas sim contra a prioridade atribuída a este investimento.
“O PS é defensor de que os nossos bombeiros devem ser homenageados pelo que fazem. Mas consideramos que a melhor homenagem é melhorar as suas condições de trabalho. Não podemos aceitar um investimento de 90.000 euros numa escultura, quando conhecemos as necessidades reais e as dificuldades que muitas famílias famalicenses enfrentam”, sublinha Eduardo Oliveira.
Segundo o PS, este montante poderia ser canalizado para a aquisição de equipamentos de proteção individual, reforço de meios operacionais ou outras formas de apoio direto às associações de bombeiros do concelho.
Paralelamente, os socialistas criticam também o executivo municipal pela ausência de medidas com impacto mais abrangente na vida dos famalicenses, como a redução do IMI, a diminuição das tarifas de água e resíduos ou a isenção do pagamento dos transportes públicos.
O partido questiona ainda se este será o caminho mais justo e equilibrado, tendo em conta que existem várias associações de bombeiros no concelho. “Vamos atribuir uma rotunda com uma escultura deste valor a cada associação? É essa a prioridade que os famalicenses pretendem?”, questiona Eduardo Oliveira.
“O dinheiro dos contribuintes deve ser bem investido na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Estaremos sempre ao lado dos nossos bombeiros – e é precisamente por isso que defendemos que os recursos municipais devem ser aplicados onde fazem verdadeiramente a diferença”, conclui.