VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão com recorde de atletas

Os Grandes Mestres de xadrez Kevin Spragett (Canadá), Lelys Martinez (Cuba), Vladimir Pektov (Bulgária), Michael Oratovski (israelita) são alguns dos atletas já confirmados no VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão, que se realiza em Vila Nova de Famalicão de 29 de julho a 4 de agosto.
A prova é organizada pela Associação de Xadrez de Braga (AXDB) e pelo Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, da Câmara Municipal, da Associação de Pais e Encarregados Educação Didáxis de Vale S. Cosme e da Cooperativa de Ensino Didáxis, vai decorrer na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco.
As inscrições ainda decorrem, mas a iniciativa conta já com mais de uma centena de atletas inscritos, 20 dos quais titulados, o que faz desta edição a mais participada de sempre.
Mas os recordes não se ficam por aqui. A edição deste ano do Torneio Internacional Cidade de Famalicão tem já assegurada a presença de atletas provenientes de 12 países, o dobro face ao ano anterior.
Ontem, na apresentação da prova, o presidente da AXDB, Carlos Dias, realçou o elevado nível competitivo do evento. “Este é um torneio muito forte. No início batalhávamos junto da Federação para termos presentes dois ou três mestres. Agora isso já não acontece e são os mestres internacionais que nos procuram e nos solicitam apoios para vir jogar a Famalicão”.
A prova, que é parte integrante do Circuito Nacional de Clássicas da Federação Portuguesa de Xadrez, recebeu também fortes elogios por parte de António Vinagre, da direção da Federação. “É um torneio de referência a nível nacional e internacional e tenho a certeza que esta edição vai ser um êxito”.  
 Mário Passos, vereador do desporto lembrou que a Câmara Municipal de Famalicão reconhece o sucesso e o mérito desportivo em todas as modalidades e que o xadrez não é exceção.
O autarca salientou o crescimento do torneio desde a sua primeira edição e disse ainda que é intenção da Câmara Municipal continuar a sensibilizar a comunidade para a prática desportiva de forma regular, “sobretudo pela capacidade intrínseca que o desporto tem de formar pessoas”.
Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!