Festa de todos, para todos, com “Arraial de verão”

Os utentes das diferentes respostas sociais do Centro Social das Lameiras, (2 creches, pré-escolar, centro de atividades dos tempos livres, centro de estudos e animação juvenil, animateca do eurobairro, estrutura residencial para pessoas idosas, centro de dia e serviços de apoio domiciliário a idosos), saltaram do seu “conforto” diário e desceram até ao recinto do edifício das Lameiras, onde se instalaram. Naquele espaço, centenas de pessoas, entre familiares, amigos e residentes deram vivas à sua presença e desfrutaram daquilo que cada grupo das diferentes valências tinha preparado para oferecer.
Todos foram recebidos com afeto e alegria naquele que foi designado de “Arraial de verão” que deu título à “Festa de Encerramento das Atividades Letivas 2018/19”. Em véspera da festa de S. Pedro e S. Paulo naquele dia 28 de junho, diferentes representações alusivas ao verão deram um colorido diferente àquele fim de tarde e noite. Pelo palco desfilaram entre as 19 e as 22 horas: danças e cantares, poemas e declamações, entre outras variedades culturais, entre elas a cantora Marissol. A parte norte do recinto do complexo habitacional das Lameiras, quase que se encheu, para apreciarem as diferentes atuações e desfrutar dos diferentes petiscos que foram colocados ao dispor da população.
Luz, cor e criatividade deram vida ao palco, num percurso por todas as idades entre os dois e os noventa e sete anos, daqueles e daquelas que diariamente são a alma desta Associação. Os finalistas de “cartola” receberam o respetivo diploma das mãos do presidente da AML, Jorge Faria e homenagearam as respetivas docentes e pessoal auxiliar.
O tempo ajudou, proporcionando uma temperatura amena e agradável, com a “barraca de apoio” a proporcionar as iguarias necessárias para as mesas e cadeiras, previamente colocadas no recinto. Estas serviram de complemento a uma festa que para além de popular e cultural também foi dos sabores das bifanas, sardinha assada, churrascos, «barriguinhas», caldo verde e outros aperitivos, regados com bebidas adequadas para cada um dos sabores e condição dos utilizadores. A completar esta parte, não faltaram os sabores dos doces, com a sua variedade artística, na confeção caseira de pais e encarregados de educação que ofereceram a «sua marca pessoal», nesta festa de todos e para todos. Os telemóveis e máquinas fotográficas e de fimar, com os seus utilizadores, procuraram o melhor ângulo para registar momentos únicos, que só acontecem numa festa como esta.
Entretanto, as iniciativas de verão com atividades específicas desta Associação iniciaram esta segunda-feira com o arranque das colónias balneares a decorrer na praia do Forno, em Vila do Conde, até ao dia 26 de julho, com saída diária do Centro Social das Lameiras pelas 08,30 e chegada ao mesmo local pelas 18,30 horas. Estão inscritos nestas duas quinzenas 211 participantes entre crianças, jovens e algumas pessoas idosas. Em Vila do Conde, existe o apoio de uma escola local, onde diariamente é servida a refeição do meio-dia, transportada desde o Centro Social das Lameiras, em Famalicão, para a escola de apoio, naquela cidade.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!