COZIDO À PORTUGUESA ABRE O APETITE PARA O CARNAVAL DE FAMALICÃO

Estão aí os primeiros Dias à Mesa de 2020, entre 20 e 23 de fevereiro, com 17 restaurantes do concelho de Vila Nova de Famalicão a exibirem o tradicional cozido à portuguesa em conjugação com um entrudo genuíno e muito divertido. Aqui não há competição nem despique, há antes uma união de esforços e de sabores que procuram dar resposta aos muitos turistas que visitam o território por esta altura. E como se isso não bastasse, há ainda descontos muito atrativos para os visitantes.

Mas para já Famalicão cumpre a tradição do cozido à portuguesa à mesa no Domingo Gordo, aquele que antecede a terça-feira de Carnaval, tornando-se no epicentro desta iguaria tão tipicamente nacional que acompanha as celebrações carnavalescas. A tradição é antiga e resultava da matança do porco realizada por altura do Natal em que as carnes mais gordas eram cuidadosamente guardadas e salgadas pelas famílias para serem saboreadas por esta altura.

Para o presidente da Câmara Municipal “esta é uma excelente oportunidade para saborear a gastronomia regional, conjugando esta experiência com um dos maiores eventos de animação do concelho, tirando o melhor partido de Vila Nova de Famalicão”. Depois do sucesso da edição anterior os Dias à Mesa estão de regresso com diversas novidades de onde se destaca a introdução de um “Passaporte Gastronómico” que vai dar um desconto de 10% nos restaurantes aderentes às pessoas que carimbem a sua presença no evento de animação associado. Para além disso, no final do ano, há ainda a oferta de um jantar ou almoço para duas pessoas, para os primeiros 20 visitantes que comprovem, através do passaporte, ter saboreado os dez pratos associados à iniciativa. Os passaportes poderão ser adquiridos e carimbados nos restaurantes aderentes, na Loja Interativa de Turismo e, em alguns casos, nos stands do Turismo de Famalicão presentes nos eventos.

Até ao final do ano há mais nove fins de semana recheados de Dias à Mesa. Depois do Cozido, estreia-se em abril o cabrito na ementa da iniciativa associado à celebração da Páscoa. Em maio, há dose dupla dos “Dias à Mesa” com destaque para os Rojões por altura da Festa de Maio e para os sabores da Cozinha Internacional a par da Festa Intercultural.

Em junho, a Galinha Mourisca, prato da ementa camiliana, estreia-se no Dias à Mesa associada às Festas Antoninas. O mês de julho divide-se entre as Francesinhas, para acompanhar o Dona Maria Beer Fest, e o Bacalhau, durante a Feira Medieval e Viking. Em setembro, a cozinha Vegetariana e o melhor dos produtos regionais biológicos complementam a Feira Grande de S. Miguel. A castanha é quem mais ordena em novembro, acompanhando as festas em honra de S. Martinho, mas durante este mês há ainda tempo e espaço para as massas, que se conjugará com a realização da Meia Maratona.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!