ÚLTIMA HORA: Auxiliares do CHMA instruídos a usar sacos de plástico como protecção, mas administração nega

Auxiliares de acção médica do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), composto pelas unidades de Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, estarão a ser instruídos a usar sacos de plástico como equipamento de protecção individual.

Ao que O Povo Famalicense conseguiu apurar, alguns funcionários terão recebido indicações para usar os sacos para protecção da face e membros inferiores, uma situação que gerou indignação dos profissionais, os quais terão resistido a fazer o seu trabalho nessas condições. Na sequência do protesto, acabaram por aparecer no serviço máscaras de protecção para os auxiliares, mas manteve-se a indicação para usarem os sacos de plástico nos pés.

Questionado o CHMA, este reage afirmando que a acusação é "absolutamente falsa". Adianta, de resto, que não falta material de protecção individual, e que as regras internas de utilização dos equipamentos de protecção individual (EPI's), que estão a ser respeitadas, vão de encontro às "orientações das entidades superiores". 

O CHMA esclarece ainda que "não teve, até ao momento, qualquer rutura de stocks de EPI's e está a ser abastecido por fornecedores próprios e pela ARSN" (Administração Regional de Saúde do Norte.

Não obstante a recusa destas instruções por parte do CHMA, chegaram ao Povo Famalicense várias fotografias de auxiliares de acção médica ao serviço com sacos de plástico como protecção nos membros inferiores. Da mesma forma, obtivemos testemunhos de trabalhadores que confirmam estas indicações.

Data de Publicação: Voltar à Página Anterior


Siga-nos

Publicidade


Última Edição!